O prefeito de Bom Jesus do Itabapoana Paulo Sérgio Cyrillo decretou estado de calamidade pública por contas das chuvas registradas nos últimos dias que espalharam um rastro de destruição em diversos pontos do município.
Além da enxurrada, o Rio Itabapoana transbordou, alagando diversos bairros e pontos da zona rural, onde moradores chegaram a ficar ilhados depois de se refugiarem sob os telhados.
A prefeitura contabilizou que, até a manhã deste domingo (24), aproximadamente 530 pessoas desabrigadas, 500 desalojadas, 6.500 residências atingidas e cerca de 20 mil pessoas afetadas.
Abrigos foram disponibilizados para os desabrigados, na E.M. Anacleto José Borges; Jardim de Infância Nair Fassbender; E.M. Sebastião Pimentel Marques; E.M. Manoel da Penha e E.M. Paulo Sergio Cyrillo.
Neste sábado, representantes dos governos estadual e municipal se reuniram para planejar o atendimento a população e recuperação das áreas atingidas. O encontro contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Andrade, do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, além dos deputados estaduais Jair Bittencourt e Thiago Rangel.
Distribuição de quentinhas
A Secretaria de Assistência Social realizou na noite de ontem (23) e manhã de hoje, a distribuição de 500 quentinhas para o jantar e outras 500 para o almoço da população afetada pelas intensas chuvas que atingiram Bom Jesus. Além disso, todos os abrigos que acolhem os desabrigados também estão fornecendo refeições para garantir o amparo necessário nesse momento delicado.
A ação emergencial com a colaboração de voluntários acontece neste fim de semana, atendendo às demandas imediatas das famílias afetadas pelas enchentes. Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193 ou para a Defesa Civil Municipal: (22) 3831-1403 / (22) 99829-4679 / (22) 99779-8711.
Campanha de solidariedade
O município lançou campanha para arrecadar, principalmente água mineral, material de higiene pessoal/limpeza, além de fraldas geriátricas e infantis.
Da redação da Rádio Natividade