Igreja de São José foi tomada pela água

Paróquias da Diocese recebem doações para vítimas do temporal em Campos e Bom Jesus do Itabapoana

O temporal que atingiu o estado do Rio de Janeiro, desde sexta-feira (22/03), deixou estragos em vários pontos do estado. Segundo o governo do Rio, as regiões Norte e Noroeste estão sob maior preocupação.

A Diocese de Campos devido a situação causada pelo temporal se solidariza com a população fluminense. O distrito de Raposo, em Itaperuna, recebeu um grande volume de água e deixou uma família desabrigada.

“Queridos irmãos diocesanos que estão em localidades em que a chuva, alagamentos, falta de luz, água e também o isolamento trazem uma realidade de sofrimento e ameaça. Quero dizer que estamos rezando, intercedendo e na medida do possível em busca de ações para ajudar a aliviar e socorrer. De alguma forma estamos vivendo a paixão de Cristo nestas situações. O fundamental é unir-se a Ele”, mencionou Dom Roberto.

O município de Bom Jesus do Itabapoana está isolado, sem ponto de acesso, com a interdição da RJ 230 e da BR 356. A Igreja Matriz Senhor Bom Jesus está ilhada, devido ao grande volume de água, que impossibilita o acesso às pessoas.

Já na Paróquia São José, no bairro Lia Márcia, a água invadiu o ginásio onde acontecem as celebrações. No distrito de Carabuçu, a Diocese de Campos acompanha a situação das famílias e do Pe. Edison Domingues, que teve a casa invadida pelas águas e perdeu todos os móveis.

“Nasci em Bom Jesus e nunca vi um volume de água tão grande. A Paróquia vai receber donativos para as famílias que estão sendo atendidas. Nós vamos auxiliar o poder público no que for necessário para que as famílias de nossa cidade sejam acolhidas neste momento”, disse o pároco da Igreja Senhor Bom Jesus, Pe. Rogério Cabral.

O distrito de Santo Eduardo, na zona norte do município de Campos, foi um dos mais atingidos pelo temporal. Várias ruas foram inundadas, em algumas o volume de água atingiu o telhado de residências. Os fiéis da Paróquia Santa Maria começaram a arrecadação de alimentos para as vítimas.

“Estamos aqui na Paróquia Santa Maria acompanhando de perto, com várias pessoas desabrigadas. Queremos mobilizar todas as comunidades a atender a essas famílias. Vamos iniciar um mutirão para colaborar com as famílias seja com alimentos, água potável pode levar para ao lado da Igreja Matriz de Santa Maria. Vamos preparar quentinhas para ir ao encontro dessas famílias”, afirmou o administrador paroquial Pe. Alci de Andrade.

A Casa de Missão Bom Samaritano vai permanecer neste sábado (23/03) e domingo (24/03), com as portas abertas para receber doações de roupas, água e alimentos para serem encaminhados para as vítimas do temporal nos municípios de Campos e Bom Jesus do Itabapoana.

“O compromisso Pascal também se trata de cuidar da nossa casa comum. Tudo isso é uma consequência, mas o que importa agora é pensar no imediato na ajuda, socorro e mostrar a todas as pessoas que estamos ligados, conectados pela oração e pela ação”, finalizou o bispo.

Da redação da Rádio Natividade