Nesta terça-feira (20/02), a Caixa dos Pobres de Natividade, mantenedora do Hospital Natividade, celebra 90 anos de existência. A entidade, criada em 1934 – ainda antes da emancipação do município – por um grupo de benfeitores, tinha por principal objetivo, prover atendimento médico, principalmente aos mais necessitados, num tempo em que tais serviços era privilégio de poucos e nem se imaginava na universalização dos serviços públicos nos moldes atuais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por décadas, o HN funcionou em sua antiga sede, um sobrado com assoalho e escadaria de madeira, hoje desocupado na Rua Dr. Renato Vieira da Silva, no Centro. Como o imóvel já não podia comportar as demandas e com as instalações já fora das especificações da época, foi preciso pensar em algo maior.
Mais uma vez, benfeitores assumiram a missão e no final dos anos 70, concluíram as obras da atual sede, na Avenida Mauro Alves Ribeiro Júnior, no bairro Balneário, onde o Hospital, que é filantrópico e presta serviços ao SUS, planos de saúde e particulares, funciona até hoje. Desde então o local passou por diversas ampliações, além de outras tantas que estão sendo executadas pela sua atual diretoria.
Da redação da Rádio Natividade/Vanderson Garcia