A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa hoje, 2 de janeiro de 2024, que recebeu a outorga do Aeroporto Ernani do Amaral Peixoto, em Itaperuna, no Rio de Janeiro, por meio da portaria nº 571 do Ministério de Portos e Aeroportos, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.
Com isso, a empresa estatal brasileira será responsável pela administração, operação e exploração do terminal fluminense. A transição operacional do aeroporto, da Prefeitura de Itaperuna para a Infraero, se dará no prazo de até 120 dias a contar da data da publicação.
Localizado a cerca de 3 km do centro da cidade, o Aeroporto Regional de Itaperuna tem uma pista de pousos e decolagens com 1.200 metros de comprimento por 28 metros de largura. Atualmente, está apto a receber aeronaves de até 72 passageiros.
“A transferência da outorga de mais um terminal à Infraero corrobora a alta capacidade que tem a Companhia na gestão de aeroportos regionais, com foco no ganho de eficiência, melhoria das condições e ampliação das operações destes terminais”, destaca o presidente da Infraero, Rogério Barzellay.
A Infraero passa por um reposicionamento de mercado, com foco nos aeroportos regionais. Nesse contexto, a Companhia recebeu, até o momento, a outorga de seis terminais (Mossoró/RN; Vale do Aço, em Santana do Paraíso/MG; Flores, em Manaus/AM; Governador Valadares/MG; Sorriso/MT; e Itaperuna/RJ) e aguarda o repasse de outros pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Da redação da Rádio Natividade/Aeroin