Balsa de extração ilegal de ouro é destruída em Laje do Muriaé

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) desmobilizou nesta quinta-feira (23/11), uma operação de extração mineral ilegal em Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense.

A ação contra o crime ambiental que visava a exploração de ouro no Rio Muriaé contou com apoio do Comando de Polícia Ambiental.

Após levantamento prévio por meio do trabalho de inteligência da equipe, técnicos e agentes conseguiram flagrar a atividade ilegal em plena operação e à luz do dia na localidade. Uma balsa e equipamentos utilizados na irregularidade foram inutilizados por meio de fogo. Três pessoas foram detidas e conduzidas para a delegacia para prestar os devidos esclarecimentos.

“Não medimos esforços na hora de nos mobilizarmos contra essas atividades ilegais que tanto prejudicam a nossa biodiversidade, seja qual for o porte ou impacto ambiental negativo. Nossas equipes estão de prontidão para monitorar e combater os crimes ambientais em todo o estado”, afirma o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Da redação da Rádio Natividade