A noite desta terça-feira (31/10) foi marcada pela chuva torrencial em Carangola, cidade da Zona da Mata de MG, assolada por uma enxurrada. Em um curto espaço de tempo, o volume da chuva foi tão grande que ficou impossível da rede pluvial dar conta do grande volume de água, o que causou alagamentos em diversos pontos.
Com isso, muitos moradores e comerciantes foram pegos de surpresa, tendo seus imóveis invadidos pela água em poucos minutos, causando danos consideráveis. A enxurrada chegou a arrastar carros e motos que estavam estacionados nas vias.
Na Rua Coronel Olímpio Machado, Centro, por exemplo, veículos ficaram boiando e vários imóveis foram alagados. Em um prédio, também na área central, moradores não conseguiram retirar a tempo seus veículos da garagem, que é abaixo do nível da rua, tendo os carros ficado boiando na garagem alagada.
O muro da Escola Estadual João Belo de Oliveira na Rua Divino foi parcialmente danificado, nas proximidades da Sede do SEMASA. Inúmeras ruas tiveram o calçamento arrancado e várias encostas seguem situação de iminente desmoronamento. Não houve registro de feridos, mas quedas de barreiras em ruas do bairro Aeroporto, fecharam acessos ao bairro Novos Tempos.
O córrego que divide os bairros Coroado e Eldorado transbordou e muito barro desceu das áreas mais altas e novos loteamentos.
Segundo a Prefeitura de Carangola, equipes da Defesa Civil, Secretarias de Obra, Políticas Urbanas, Assistência Social, entre outras equipes, estão de prontidão para prestar auxílio à população e realizarem intervenções nas vias mais prejudicadas.
O SEMASA (serviço de água) confirmou a redução da captação em sua adutora, o que poderá impactar no fornecimento de água. A autarquia pede que as pessoas economizem água. O Rio Carangola, apesar de ter o nível aumentado, ainda está distante de sua cota de transbordo.
Da redação da Rádio Natividade com informações do Carangola Notícias
VEJA VÍDEOS: