Paróquia de Itaperuna promove bênção dos animais no dia de São Francisco de Assis

A Igreja celebrou, nesta quarta-feira (04/10), o dia de São Francisco de Assis, considerado protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Na Diocese de Campos várias ações foram realizadas pelas paróquias para comemorar a data. No município de Itaperuna, no Vicariato Noroeste, os fiéis se reuniram na Concha Acústica no Centro da cidade, próximo a Paróquia São José do Avahy, para a bênção dos animais realizada pelo vigário episcopal e pároco Pe. Luiz Carlos Reis do Amorim.

Vários fiéis se reuniram próximo ao sacerdote que fazia as orações e aspergia com água benta. A paróquia organizou dois horários para a bênção dos animais sendo às 09h e às 20h, na Concha Acústica. De acordo com o sacerdote, o dia tem um simbolismo para as pessoas.

“São Francisco sempre demonstrou um amor aos pobres, mas também aos animais e à natureza. Hoje, o Papa Francisco lançou a segunda parte da Laudato Si, a Laudate Deum, que fala sobre o amor à natureza e a casa comum. Que São Francisco nos inspire”, afirmou o Pe. Luiz.

Segundo o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, na segunda parte o Papa Francisco retoma alguns temas com a importância da vida humana, como justamente nós somos a espécie que cuida das outras.

“São Francisco é o paradigma do cuidado, amor, carinho ao Deus criador, Pai da bondade, misericordioso, homem potente e querido Deus que sempre justamente protege a todas as criaturas. E, justamente, é o dia dos animais. A nossa doutrina, mensagem, especialmente imitando a São Francisco, mostra na biodiversidade a harmonia que tem toda a mãe-terra, essa riqueza, a singularidade de cada ser. Cada ser, a partir do amor criador de Deus, mostra justamente a beleza com o qual Deus também nos cria para desfrutar e para cuidar e para cultivar essa beleza que está na Terra. Então, neste dia, façamos um ato de amor às nossas irmãs animais”, afirmou Dom Roberto.