Mais uma capela da Diocese de Campos é arrombada; equipamento de som é furtado

A Diocese de Campos registrou mais um furto a uma Igreja Católica neste ano, desta vez, a ação aconteceu na Capela Nossa Senhora de Fátima, na localidade do Bacurau, na baixada campista. A Igreja, que pertence à Paróquia São Gonçalo, e fica próximo ao distrito de Goitacazes, teve aparelho de som, amplificador e microfones levados. De acordo com o pároco Pe. Fabiano Ferreira, o furto foi descoberto quando fiéis chegaram à capela para fazer uma reunião. “Infelizmente a nossa capela foi alvo deste crime. Levaram aparelhagem de som, mas graças a Deus não profanaram o sacrário. Acredito que pensavam que o dinheiro ficasse na capela, mas não deixamos nenhum tipo de oferta nas Igrejas”, disse o sacerdote.

Segundo o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, a situação que envolve arrombamentos em templos religiosos tem chegado a um ponto insustentável, que precisa de uma resposta das autoridades competentes. “Não é apenas uma capela que foi furtada, mas a liberdade de um povo de expressar devidamente a sua fé. Para muitos, um som e microfones. Entretanto, o suor dos fiéis em adquirir  equipamentos para o culto, facilitar a evangelização, tudo isso deve ser levado em conta. Sim, claro, temos que aumentar os meios de segurança? Sim, temos. Entretanto, o direito à liberdade de culto, da segurança do bem material também é um dever do estado, como instituição que tem por obrigação oferecer segurança digna. Hoje, uma capela e depois? Precisamos dar um basta nessa situação”, afirmou Dom Roberto.

Neste ano de 2023, a Diocese de Campos registrou um furto no dia 19 de maio na Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição, no distrito de Travessão. Já na baixada campista, esta foi a terceira capela alvo de criminosos, em março, o furto foi registrado na Igreja de Santa Ana e São Joaquim, na localidade de Saturnino Braga, que também pertence à Paróquia de São Sebastião. No dia 25/03, houve uma tentativa de furto na Capela de Antônio, no bairro do Beco, mas a ação foi frustrada por câmeras de segurança. Em três anos foram nove capelas arrombadas apenas na baixada campista nas localidades de Ponto do Carmo, Alto da Areia, Cupim de Poço Gordo, São Martinho, Saturnino Braga, Beco de Santo Antônio, além de duas capelas no distrito de Tocos.