O governo do estado informou neste domingo (08), que está mobilizado para atender os municípios mais afetados pelas chuvas dos últimos dias, principalmente no Norte e Noroeste Fluminense. As secretarias de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) estão na região para prestar assistência aos moradores e verificar as demandas da população.
– Estamos colocando toda a estrutura do governo à disposição daqueles mais atingidos pelas chuvas. Nossas equipes estão nas cidades para ver de perto a situação e prontas para agir para que a situação seja normalizada o mais rápido possível – declarou o governador Cláudio Castro.
O Corpo de Bombeiros atendeu mais de 65 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas em todo o território fluminense, incluindo cortes de árvores, deslizamentos, inundações e salvamentos de pessoas ilhadas. Desde sexta-feira (06/01), foram mais de 200 atendimentos. Em Santo Antônio de Pádua, os bombeiros buscam por uma pessoa desaparecida, com o apoio do quartel de Campos dos Goytacazes e de equipes de mergulhadores da corporação.
Uma equipe da Subsecretaria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está em Aperibé para avaliar as necessidades mais urgentes da cidade e traçar um plano de atuação. Equipes atuam ainda nos municípios de Laje do Muriaé, Carmo, Santo Antônio de Pádua, Barra Mansa e São Fidelis.
A Sedec-RJ e o Corpo de Bombeiros monitoram as precipitações, em contato permanente com as prefeituras, atuando para prevenir acidentes, minimizar danos, dando suporte às gestões municipais.
Regiões mais afetadas
Os municípios de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Laje do Muriaé, Italva e Itaperuna registraram transbordos dos rios Paraíba do Sul, Muriaé e Pomba.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) monitora as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e envia alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos.