A Prefeitura de Porciúncula e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinam, nesta sexta-feira (23), um acordo de cooperação para a elaboração de um estudo de modelagem de cheias urbanas no município. A cerimônia de assinatura ocorre às 14h, na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro.
O estudo será conduzido pela Escola Politécnica da UFRJ e tem como objetivo produzir um diagnóstico das inundações fluviais e urbanas. O projeto foca no transbordamento do Rio Carangola e na saturação dos sistemas de drenagem, como canais e galerias, que resultam no escoamento de água pelas vias públicas.
Segundo o coordenador do projeto, o professor Marcelo Gomes Miguez, o trabalho utilizará simulações matemáticas para apresentar medidas de mitigação nas sub-bacias do território municipal. A metodologia baseia-se no conceito de infraestrutura verde e azul, que utiliza a rede hidrográfica e as conexões entre áreas ecológicas e urbanas como base para o planejamento do controle de inundações.
A administração municipal indica que os resultados do estudo técnico poderão influenciar a gestão de recursos hídricos em outras cidades do Noroeste e Norte Fluminense. Como o Rio Carangola é afluente do Rio Muriaé, que deságua no Rio Paraíba do Sul, as intervenções em Porciúncula refletem no fluxo hídrico de municípios situados abaixo, como Natividade, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes.
Atualmente, o município utiliza sistemas de monitoramento por câmeras e réguas de medição de nível para ações de alerta. Com o novo acordo, a prefeitura busca embasar futuras intervenções estruturais em dados técnicos fornecidos pela universidade para o planejamento urbano da cidade.
Da redação da Rádio Natividade
Natividade FM