Uma ação conjunta entre tecnologia e pronta resposta da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Porciúncula resultou na detenção de um homem na tarde desta terça-feira (30).
O indivíduo foi flagrado pelas câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde no momento em que tentava invadir o prédio. Em uma tentativa de evitar o registro, o suspeito chegou a virar as câmeras, mas a manobra não impediu sua identificação.
Com ele, os agentes apreenderam itens de alimentação (leite em pó, sal e comida congelada) furtados instantes antes. No entanto, este era apenas o crime mais recente de uma ficha que vem sendo acompanhada de perto pelas autoridades locais.
Graças ao Programa Escudo, o mesmo já havia sido identificado em um crime ocorrido na madrugada do último domingo (28). Na ocasião, ele invadiu uma residência e furtou ferramentas industriais.
Após ser abordado pela equipe de Ordem Pública nesta terça, o suspeito confessou os delitos e indicou o esconderijo dos objetos. Os agentes se deslocaram até o Morro Cristo Rei, onde recuperaram furadeiras; lixadeiras, além de um aparelho de som.
O histórico do detido inclui ainda o furto de aproximadamente R$ 600 em moedas de uma mercearia. Curiosamente, parte do valor foi recuperada dias atrás, quando o suspeito tentou realizar compras em um estabelecimento local utilizando as moedas subtraídas como pagamento.
Apresentado ao plantão da 139ª DP, ele acabou autuado, mas liberado. A decisão baseou-se no Princípio da Insignificância, aplicado quando o valor do bem furtado e o impacto social da conduta são considerados mínimos pela justiça para manter a prisão.
Por outro lado, o balanço apresentado pela Secretaria de Ordem Pública destaca a eficiência do setor. Em 2025, cerca de 90% dos crimes ocorridos em Porciúncula foram desvendados com o auxílio do Programa Escudo e a integração das forças de segurança.
O dado mais expressivo é a segurança pública: o município está prestes a completar um ano sem o registro de homicídios. No último caso de assassinato ocorrido na cidade, o autor foi preso poucas horas depois, também graças ao rastreamento de imagens do sistema de monitoramento municipal.
Da redação da Rádio Natividade

Natividade FM