O grande sistema de alta pressão atmosférica que gerou a intensa onda de calor está começando a enfraquecer no decorrer desta quarta-feira (27/09/2023), já facilitando a formação de nuvens carregadas sobre parte do Sudeste. Segundo a Climatempo, devido ao calor intenso e ao deslocamento de uma nova frente fria, nuvens carregadas e com potencial para provocar fortes temporais vão crescer no Rio de Janeiro e outras áreas do Brasil.
Devido ao risco de tempestades, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso com classificação de perigo potencial. O órgão prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. É baixo – mas não descartado – o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O aviso abrange todas as cidades da região: Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Varre-Sai. O aviso também é válido para cidades do Espírito Santo.
Da redação da Rádio Natividade/SFN