SAMU Natividade supera a marca de 100 atendimento em 40 dias de operação

Inaugurado no último dia 16 de dezembro de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Natividade atingiu uma marca expressiva em seu período inicial de atuação. Até o fechamento deste artigo (26/01/26), segundo dados do Conspinor, a unidade já havia realizado 105 atendimentos de urgência e emergência, consolidando-se como um reforço importante para o sistema de saúde do município.

Dos chamados atendidos, 11 eram para transferências para unidades de saúde fora do município, garantindo o transporte seguro de pacientes em estado mais crítico para centros de referência na região, como o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, e o Hospital São Vicente de Paulo, em Bom Jesus do Itabapoana.

O SAMU Noroeste Fluminense opera por meio de uma gestão compartilhada, fruto de parceria entre as prefeituras da região e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste Fluminense (Conspinor), responsável pelo gerenciamento administrativo e operacional do sistema.

A chegada da unidade a Natividade e outras cidades, faz parte de um plano de expansão da rede de urgência, visando descentralizar o socorro e garantir que o atendimento chegue mais rápido aos cidadãos do interior do estado.

Da redação da Rádio Natividade