Servidores da Educação de Porciúncula passam por treinamento de primeiros socorros

A Rede Municipal de Educação de Porciúncula realizou durante o mês de novembro uma capacitação em Primeiros Socorros para seus profissionais, em conformidade com a Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas.

O treinamento foi direcionado a todos os profissionais de todas as escolas municipais, abrangendo também as unidades localizadas nos distritos.

A formação foi ministrada por integrantes do SAMU Noroeste Fluminense, através do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Noroeste Fluminense (CONSPNOR).

A ação objetiva preparar os profissionais da área de educação para a resposta a situações de emergência, reforçando a proteção e o bem-estar da comunidade escolar, conforme exigido pela legislação federal.

A Lei nº 13.722/2018 (Lei Lucas)

A Lei Federal nº 13.722/2018 torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino de educação básica e de espaços de recreação infantil.

A legislação estabelece que as instituições devem manter anualmente, em seu quadro, profissionais capacitados em Primeiros Socorros. A capacitação deve ser certificada por entidades ou profissionais especializados na área.

O objetivo da lei é garantir a capacidade de resposta imediata em casos de acidentes ou emergências médicas no ambiente escolar, até a chegada de socorro especializado.

Da redação da Rádio Natividade