A crise na coleta de lixo em Natividade resultou na notificação e ameaça de rescisão contratual enviada pela Prefeitura à empresa Ecorio Soluções Ambientais. O Prefeito Marcos Antônio da Silva Toledo (Taninho Toledo) deu um ultimato de 24 horas para que a companhia regularize a coleta de resíduos sólidos domiciliares.
O documento, datado de 04 de dezembro, alerta a empresa que o não cumprimento da exigência resultará em rescisão contratual e glosa (bloqueio) no pagamento devido.
A NOTIFICAÇÃO (Processo Licitatório Concorrência nº 002/2022) enviada à Ecorio detalha a falha na prestação de serviço:
“Tendo em vista a verificação de deficiência na prestação dos serviços contratados […] NOTIFICO essa empresa para, em 24 (vinte e quatro) horas, a contar do recebimento desta, providenciar a devida regularização na prestação de serviço de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares ora verificada, sob pena de rescisão contratual e glosa no pagamento devido.”
Em declaração à Rádio Natividade (OUÇA ABAIXO), Toledo alegou que o contrato, assumido em andamento pela atual gestão, era deficiente por prever apenas um caminhão para a coleta de todo o município.
“As estatísticas dizem que que cada cidadão produz 1 kg de lixo dia. Se nós temos 15 mil habitantes, Natividade produz 15 toneladas de lixo dia. E um caminhão, jamais vai conseguir atender e manter a nossa coleta de lixo em dia”.
Ele ainda afirmou que este cenário de deficiência se arrasta há anos, mas que o contrato atual da Ecorio vence agora em 31 de dezembro.
“É um problema que a gente já vem que que vem se arrastando, e o município não tem como atropelar um contrato vigente. A empresa sinalizou o interesse em renovação do contrato, mas o município não tem interesse, não há interesse por parte do município.”
O Prefeito ainda acrescentou que o executivo já está em fase avançada de um novo processo para melhorar e avançar na coleta de lixo. Ele reiterou que, se a Ecorio não resolver o problema em 24 horas, a Prefeitura tomará medidas imediatas, como contratar caminhões adicionais, para suprir a demanda até o encerramento definitivo do contrato.
Até o fechamento deste artigo, a empresa ainda não havia se pronunciando. O espaço está aberto para a manifestação.
Da redação da Rádio Natividade
Natividade FM