Faleceu por volta das 4h da madrugada desta quinta-feira (25), a aposentada Maria Madalena Capita, que em abril, havia completado 108 anos.
Tia Madalena, como era conhecida, estava internada desde a última segunda-feira (22), com quadro de pneumonia. O corpo está sendo velado no distrito de Bom Jesus do Querendo, com sepultamento previsto para às 15h, no cemitério local.
Descendente de Italianos e a mais velha de 14 irmãos
A aposentada que nasceu em 17 de abril de 1916, há mais de uma década morava com seu sobrinho, o policial civil Fábio Fitaroni e família, dos quais recebia os cuidados necessários.
Dona Maria Madalena foi a 2ª “Capita” a nascer em solo brasileiro, depois que parte da família – junto com milhares de outros imigrantes – chegou ao país, vinda da Itália, que sofria as agruras da Primeira Guerra Mundial.
Os Capita, fixaram residência em Varre-Sai, na época parte integrante de Itaperuna, mais tarde distrito de Natividade (1947) e por fim, emancipado na década de 90.
A idosa nasceu em plena Primeira Guerra Mundial, vivenciou a Segunda, além ter testemunhado grandes epidemias/pandemias, como a gripe espanhola (1918-1919), até a mais recente de covid. Ela era a mais velha do total de 14 irmãos (as), mais novos e todos já falecidos.
Segundo familiares, apesar das limitações decorrentes da sua idade avançada (está acamada), ela levava uma vida sem grandes atropelos e sequer precisava tomar medicamentos continuamente.
Da redação da Rádio Natividade