A força da fé é capaz de fazer o ser humano superar barreiras! Esta frase serve muito bem para ilustrar a ação de mais de 100 peregrinos, entre os quais os irmãos Willian e José Roberto, além do amigo João do Grilo, ambos moradores de Varre-Sai que enfrentaram o frio, sol, exaustão e poeira, em uma caminhada que superou os 300 quilômetros entre as cidades de Juiz de Fora (MG), até Aparecida, no Vale do Paraíba de São Paulo, onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Willian Moreira Serafim, de 40 anos, casado, pai de três filhos: um rapaz de 20, uma adolescente de 17 e outro menino, que fará cinco anos em setembro é fiel da Paróquia de São Sebastião e Santa Filomena, integrante do Grupo Jovem Sinal, fez o percurso pelo segundo ano. Ele contou ao jornalismo da Rádio Natividade como surgiu a ideia da peregrinação.
Em 2022, seu filho mais velho, apresentou graves problemas de saúde, chegando a ficar em estado grave, internado em CTI. Diante da situação, ele fez a promessa a Nossa Senhora Aparecida de que iria a pé até o Santuário, no interior de São Paulo, o que cumpriu em 2023 e retornou este ano. O motivo da peregrinação, foi a saúde restabelecida dos filhos, que credita à intercessão de Nossa Senhora.
– Ano passado, inclusive, meu mais novo, teve uma pneumonia bacteriana. Ficou quase um mês internado na UTI em Itaperuna, foi quando eu quase desisti, mas faltando uns 15 dias para a saída, ele teve alta e minha esposa, me tranquilizou que poderia ir, que estava tudo tranquilo. Então resumindo: vim pela primeira pelo mais velho e voltei agora pelo caçula, – destacou.
Ao todo, são 110 peregrinos, que saíram no último dia 16 de julho de Juiz de Fora (MG), às 04h, percorrendo mais de 300 quilômetros, na maior parte em estradas de chão, com pernoites em escolas, igrejas, salões e casas paroquiais, onde faz questão de salientar, terem sido extremante bem acolhidos.
Na última etapa da caminhada, o grupo saiu de Cachoeira Paulista, sede da Comunidade Canção Nova, pouco depois da meia-noite de hoje (25/07), chegando à Capital Nacional da Fé no início da manhã. No final da tarde, o grupo retorna de ônibus para Juiz de Fora.
Da redação da Rádio Natividade
Ouça: