Festival Sesc de Inverno reúne público de 10 mil nas cidades de Cardoso Moreira e Porciúncula

No último fim de semana, Cardoso Moreira e Porciúncula receberam atrações do 22º Festival Sesc de Inverno, que reuniram cerca de 10 mil pessoas no Parque de Exposições e na Praça Antônio Amado, respectivamente. Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, nesta edição, o Festival foi ampliado para 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos – e vai até o dia 28 de julho, com uma programação gratuita ou a preços populares repleta de música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais (confira abaixo todas as localidades). O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.

Neste fim de semana, a programação do Festival Sesc de Inverno continua no Norte Fluminense no Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, com shows de Thiago Soares (19/07) e da banda Biquini (20/07), às 21h; no Campo do Sana, em Macaé, com Adriana Calcanhoto (20/07, às 21h) e Chico César (21/07, às 20h); e no Sesc Grussaí, em São João da Barra, de 21 a 25/07, haverá apresentação dos filmes “O Menino Maluquinho, o filme” (às 14h30) e “O Menino Maluquinho 2 – A Aventura” (às 20h), em homenagem ao autor do livro, Ziraldo, que morreu este ano. As atrações são gratuitas.

Cardoso Moreira

O Festival Sesc de Inverno movimentou o município de Cardoso Moreira, no norte do estado. “Cardoso Moreira nunca viu isso. Todas as pousadas e restaurantes estão lotados, e o comércio em geral está com um excelente movimento. A nossa cidade está fantástica por causa do Festival Sesc de Inverno. Um município do interior necessitava desse grande evento e desse grande apoio da Fecomércio RJ”, destacou o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda do município, Elias Rocha Gonçalves.

Foram 12 horas de atividades do Festival Sesc de Inverno no Parque de Exposições de Cardoso Moreira. A programação começou na sexta-feira, às 21h, com um show de Xande de Pilares (12/07). O público lotou o espaço e cantou com Xande grandes sucessos como “Batuque do Morro”, “Minha Paz é Você” e “Me Abraça”, além das regravações de sucessos como “Tá Escrito”, “Gratidão”, “Clareou”, “Deixa Acontecer” e “Velocidade da Luz”. No sábado (13/07), Fernanda Abreu subiu ao palco logo depois de uma chuva rápida. Com as músicas do último álbum de inéditas “Amor Geral” e hits de sua emblemática discografia, a “mãe do pop dançante brasileiro” colocou todo mundo para dançar. Antes do show de Fernanda, a DJ Lydia Tucci embalou o público.

Na tarde de sábado (13/07), o Festival Sesc de Inverno abriu as portas para as famílias e, principalmente, para as crianças com Contação de Histórias com a Cia Doispraládoispracá, apresentação do espetáculo circense “Se der Corda”, exposição “Roda de Invenções”, e oficinas “Estêncil com Juruna e Arara” – arte-educadores indígenas da Volta Grande do Xingu que mostraram os processos de preparação e pintura do estêncil, e “Raízes do Brasil”, com o uso de elementos da natureza.

Porciúncula

Os artistas Paulinho Moska e Mart’nália movimentaram a Praça Antônio Amado, no Centro de Porciúncula. No sábado (13/07), Paulinho Moska mostrou porque merece celebrar 30 anos de carreira. Com amigos, ele interpretou músicas autorais e algumas composições de artistas que o inspiram. E Mart’nália dominou o palco no domingo (14/07) com sucessos como “Cabide”, “Onde anda você”, “Namora comigo”, “Chega”, “Don’t worry, be happy” e tantas outras dos bambas Martinho da Vila (seu pai), Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Antes de Mart’nália subir ao palco, a DJ Nanaclara aqueceu o público com sua variada seleção musical.

Nas tardes de sábado e domingo (13 e 14/07), as famílias tiveram a oportunidade de participar do Ponto de Leitura, das oficinas Raízes do Brasil com Ecobag Bordada e Estêncil Express Juruna-Arara, visitar as exposições “Pajé Marinheiro” e “Feiras do Brasil – Sabores Aromas da Brasilidade”, e assistirem aos espetáculos “Alecrim no Olho da Rua com Francisco Gomide” e a “Trupe Família Clou na Estrada”.

Sobre o Festival Sesc de Inverno

A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.

O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.

Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa será divulgada, em breve, em https://festivalsescdeinverno.com.br/.

“Em toda e qualquer atividade do Sesc RJ está intrínseca a ideia de inclusão e democracia. Trabalhamos diuturnamente para dar dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e também aos mais vulneráveis da nossa sociedade. O tema do Festival de Inverno deste ano traz essa ideia muito claramente, com um adendo: as narrativas hegemônicas precisam ser revertidas para que aqueles que historicamente tiveram papéis de coadjuvantes possam de uma vez por todas se tornarem protagonistas”, analisa Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.

Confira as cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2024:

Petrópolis

Teresópolis

Nova Friburgo

Itaipava (Petrópolis)

Valença

Grussaí (São João da Barra)

Tanguá

Porciúncula

Casimiro de Abreu

Magé (Piabetá)

Sana (Macaé)

Búzios

Vassouras

Barra de São João (Casimiro de Abreu)

Três Rios

Itaperuna (Raposo)

Penedo

Cabo Frio

Miguel Pereira

Silva Jardim

Cardoso Moreira

Campos do Goytacazes

São Gonçalo

Rio das Ostras