Ex-deputado Afrânio Mendonça anuncia sua pré-candidatura a prefeito de Natividade

O ex-deputado estadual e ex-secretário do governo Brizola (na década de 80), Afrânio Mendonça, anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Natividade.

Considerado hábil articulador, ele comanda o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que apesar de sempre eleger uma expressiva bancada para Câmara Municipal, há muito não lança nenhum candidato cabeça de chapa ao executivo.

O último foi o saudoso Francisco Edson de Rezende, o “Sansão”, que na época, acabou vencido pelo também já falecido Murillo Alves Ribeiro, que exerceu seu segundo mandato de 01/01/1993 – 31/12/1996.

Entre os anos de 2000 a 2008, o partido conseguiu emplacar dois vices, Elcimar Coutinho e o próprio Sansão, respectivamente, no primeiro e segundo governos, de Luiz Carlos Machado, o Agudo, também de saudosa memória.

Mendonça afirmou que o atual estado de estagnação pelo qual julga estar passando o município, o levou a considerar disputar uma eleição depois de tantos anos apenas nos bastidores.

– Há algum tempo atrás, eu pedi ao governo que colocasse candidaturas. Fizemos uma reunião e saíram alguns nomes, que depois, contudo, declinaram. Diante dessa situação, sentimos que era o momento de o PDT lançar um nome, mas como ninguém se dispôs, depois de conversar com meus companheiros, coloquei o meu à disposição. Vamos aguardar, conversar e monitorar, já que não se trata de imposição do meu nome. O que o partido e a ruas definirem, estou pronto para acatar.

O motivo que me norteia (para lançar a pré-candidatura), é principalmente, o amor por Natividade! Além disso, o que estamos vendo é uma total estagnação da cidade. Os vizinhos estão crescendo e nós ficamos para trás! Isso tem que mudar! Tenho em mente algumas alternativas para Natividade, alcançar o desenvolvido, que irei apresentar no momento oportuno. Tenho muita confiança nesta minha futura candidatura. Há muito o que se conversar com nosso povo, cuja uma significativa parcela acredita, gosta de mim e sabe que tenho uma virtude que é o caráter e dentro desse caráter, a palavra! Eu tenho um cuidado muito grande quando falo que vou fazer, já que se planta a esperança no coração das pessoas e depois, surge a desilusão, que é a pior coisa que existe. Tenho um cuidado muito grande, para não sair por aí contando história e ser um mentiroso, – destacou.

Além do PDT – que tem três vereadores de mandato – Afrânio afirma estar finalizando as conversas com o Republicanos (que conta com o vereador sub tenente Cunha), além da federação PT/PV e PCdoB, que estão fechando nominatas para lançarem candidaturas proporcionais.

Sobre possíveis ataques – seus detratores o criticam por conta do perfil tido como centralizador – Mendonça diz não se preocupar.

– Eu não tenho um projeto de poder. Não quero ser o cara que vai mandar. Tenho um projeto para fazer Natividade voltar a ter um foco.  Sei que os adversários vão bater, mas isso faz parte do jogo. Aliás, só cabe a eles bater mesmo, já vou com tudo para cima, – finalizou.

Afrânio Mendonça participou ativamente do primeiro e do segundo mandato do atual prefeito Severiano Rezende, chegando ao ponto de ser criticado por supostas interferências em decisões importantes. Hoje estão distanciados.

Por Vanderson Garcia – Jornalista