Natural de Porciúncula, idosa completa 119 anos

Acompanhada de familiares e amigos, a aposentada Deolira Glicéria Pedro da Silva, celebrou neste domingo (10), 119 anos de vida. Conforme consta em sua carteira de identidade, a idosa nasceu em 10/03/1905, em Porciúncula, até então distrito de Itaperuna, cidade onde atualmente reside, mais especificamente no bairro Frigorífico.

Apesar da longevidade, o posto oficial de mulher mais velha do mundo reconhecida pelo “Guinness Book”, pertence a espanhola Maria Branyas Morera, que completou 116 anos no último dia 04 de março.

Dona Deolira, ainda tem três filhos vivos, 40 bisnetos, 15 tataranetos e número não calculado de netos.

Da redação da Rádio Natividade com informações de Jorge Luiz

Guinness: por que brasileiros são ‘esquecidos’ no recorde de mais velhos?

Os candidatos a quebras de recorde precisam, antes de mais nada, se inscrever no site oficial do Guiness. Ou seja, precisa haver uma vontade da pessoa de ir atrás do título e enviar provas da realização da conquista.

O Guinness World Records conta com uma equipe de gerenciamento de registros que faz pesquisas para validar a conquista do recorde. Eles também são responsáveis por analisar todas as inscrições e documentação enviada. Além disso, há também quem não se inscreva no site para participar do processo de análise do livro, deixando de lado a garantia da quebra de recorde.

Feito isso, o prazo para registro é de 12 semanas, mas se você pagar pela “Candidatura Prioritária” as orientações saem em 5 dias úteis. Para títulos existentes custa 500 libras / 800 dólares / 630 euros (mais taxas), o que dá cerca de R$ 4.004. Para títulos novos custa 650 libras / 1.000 dólares / 820 euros, o que dá cerca de R$ 5.000 na conversão direta. Se não pagar, o processo é longo, mas válido também.

O que deve ser enviado na inscrição? No site oficial, existem sugestões do que deve ser preenchido — tudo é feito online. O que você deseja alcançar; Como, onde e por que você deseja alcançá-lo; Quaisquer links que possam ajudar a equipe a entender sua proposta.

Se a proposta para um novo título for aceita, ou se estiver solicitando um título existente, você receberá orientações para tentar o recorde. Também é importante que seja feita qualquer pergunta bem antes de qualquer tentativa de recorde.