Diocese se manifesta sobre recente ataque a Igreja em Itaperuna

A Diocese de Campos registrou mais um ato de vandalismo em uma Igreja no interior do Rio. Um homem de 54 anos foi flagrado ao jogar óleo na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, no bairro Aeroporto, na cidade de Itaperuna, na região noroeste fluminense, neste sábado (30).

De acordo com o pároco Pe. Paulo Raimundo, após ser flagrado, o homem correu pelas ruas do bairro, mas foi localizado e levado para a 143º Delegacia Legal de Itaperuna. Ainda segundo o sacerdote, com a necessidade de ser realizada uma perícia da Polícia Civil, a Santa Missa do sábado foi suspensa.

De acordo com as testemunhas, após jogar óleo nos corredores, bancos e na mesa do altar, ele se preparava para acender o fogo, mas quando foi impedido. O homem foi identificado com a utilização de câmeras de monitoramento de estabelecimentos próximos.

Segundo o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, a agressividade deste ataque deixou a todos impressionados, principalmente pelo cerceamento da liberdade religiosa.

“Jogar óleo em cima do altar, ambão, das paredes, mostra, além de uma intenção maléfica, a intenção incendiária, porque é um óleo combustível. O ato já realizado é indicativo novamente do cerceamento da liberdade religiosa. De uma intenção intimidadora para os fiéis. Nesse caso não houve uma tentativa de roubo. O objetivo foi, certamente, a destruição da Igreja, a ofensa da Igreja. Temos que dar um basta. Altamente lesivo a nosso direito de cultuar a Deus, do ataque à confessionalidade, ao nosso direito sagrado de termos um templo. Espero que as autoridades se manifestem e, junto a essa perícia, possam responsabilizar o culpado, porque devemos criar um clima de segurança e de paz”, afirmou Dom Roberto.

Da redação da Rádio Natividade/Ascom