Após receber cuidados na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) de São Gonçalo, o filhote de onça-parda resgatado no município de Cambuci, no Noroeste Fluminense, pelo Comando de Polícia Ambiental, foi encaminhado na tarde desta terça-feira (18/04) para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) de Vargem Pequena, no Rio. A onça não foi sozinha, pois junto ao felídeo também foi encaminhado um cachorro-do-mato, aparentemente atropelado e resgatado pelo Gepam de São Gonçalo.
O encaminhamento da onça foi realizado pela equipe da Área de Soltura, após solicitação da gerência de fauna do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Enquanto esteve em São Gonçalo, a onça foi cuidada, passou por exames clínicos, laboratoriais e foi microchipada.
O resgate
Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) realizaram neste último sábado (15/04), o resgate de um filhote de onça parda em Cambuci. O animal teria sido visto nas proximidades de uma rua no distrito de São João do Paraíso, de acordo com informações enviadas para o programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
O resgate foi realizado por agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano. De acordo com a denúncia, o animal estaria sendo agredido. A busca pela onça foi feita na mata, nas proximidades do Sítio Natividade, Cruzeiro, na zona rural do município. O animal foi encontrado por policiais da 3ª UPAm e o encaminharam à 142ªDP. O filhote foi entregue na APA Maria Paula, em São Gonçalo, na região metropolitana para receber cuidados veterinários.
*Com informações do Diário do Rio.