Home / DESTAQUE / Por ordem do governador, Polícia Militar não realizará mais blitzen de trânsito no estado do RJ
Na foto, uma das operações deflagradas pela PM no Centro de Natividade

Por ordem do governador, Polícia Militar não realizará mais blitzen de trânsito no estado do RJ

O Detran vai iniciar, na próxima segunda-feira, vistorias pelas ruas do estado do Rio de Janeiro. Batizada de Operação Detran Seguro, a ação nas ruas é parecida com a Operação da Lei Seca e tem como objetivo deixar o trânsito menos perigoso. Por determinação do governador Wilson Witzel, a Polícia Militar não terá mais a atribuição de realizar blitzen. Witzel se reuniu com o secretário de Polícia Militar, Rogério Figueredo, para bater o martelo sobre o tema.

Agentes farão a verificação de equipamentos obrigatórios – pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes – além de orientar os motoristas. Todas as ações serão filmadas por câmeras, para garantir a integridade das operações.

“A vistoria veicular anual acabou. Mas precisamos manter os nossos agentes nas ruas, fazendo a verificação dos itens obrigatórios para garantir segurança para a população. As ações também vão atuar de forma preventiva. O objetivo é termos um trânsito cada vez mais seguro”, explica o presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves.

As ações serão acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que auxiliarão os agentes na orientação aos motoristas sobre os itens a serem verificados. Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema for sanado em prazo determinado. O veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.

Fonte: O Dia – Foto: Arquivo/Rádio Natividade