Home / DESTAQUE / Idoso vítima de incêndio morre em Bom Jesus do Itabapoana e família acusa hospital de negligência

Idoso vítima de incêndio morre em Bom Jesus do Itabapoana e família acusa hospital de negligência

Faleceu no início da noite desta segunda-feira (14), no Hospital São Vicente de Paulo (HSP), Bom Jesus do Itabapoana, o aposentado Sebastião Gonçalves de Figueiredo, de 79 anos, vítima de incêndio, supostamente causado por uma vela, no último 10/01, no interior de sua residência, no bairro Santa Rosa.

Desde então, com cerca de 30% do corpo queimado, ele aguardava na sala vermelha do pronto socorro, transferência para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade, que é terceirizada, apesar de prestar serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). A família chegou a lavrar um registro de ocorrência na 144ª Delegacia, onde acusa a unidade de negligência, afirmando existir vaga para internações particulares, mas a direção se negava a recebê-lo. Os diretores negam a versão.

Horas antes do óbito, um helicóptero do Corpo de Bombeiros, pousou na cidade para transferir o idoso para o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, em Nilópolis, especializado neste tipo de tratamento. Sebastião chegou a ser acomodado na aeronave, mas pouco antes da decolagem, a equipe avaliou que ele não estaria estabilizado o suficiente para suportar a remoção, por isso retornou ao HSVP, onde faleceu instantes depois. Ao receberem a notícia, parentes protestaram no local e a PM precisou ser acionada, enquanto que o corpo seguiu para o IML de Itaperuna e Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a denúncia.

Da redação da Rádio Natividade com a colaboração de Alan Gonçalves

Enquanto paciente era acomodado na aeronave, dois integrantes da equipe do HSP se preocupam em tirar selfie