Home / DESTAQUE / Festival de música e sessão solene marcaram os 26 anos de emancipação de Varre-Sai

Festival de música e sessão solene marcaram os 26 anos de emancipação de Varre-Sai

Para celebrar os 26 anos de emancipação político-administrativa de Varre-Sai, aconteceu no último sábado (24/11) no Casarão da Emancipação, centro da cidade, a segunda edição do Prêmio Baden Powell de Novos Talentos. Além das apresentações dos alunos das escolas do município, a participação do violonista Marcel Powell, filho de Baden Powell de Aquino, trouxe um brilho a mais ao evento que homenageou o pai, um dos maiores violonistas e compositores de todos os tempos, nascido em Varre-Sai.

O Prêmio Baden Powell de Novos Talentos é uma realização da Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e Associação do Movimento de Valorização dos Músicos de Varre-Sai (MOVAM).

A secretária de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel, afirmou que o Prêmio busca identificar, valorizar e incentivar novos talentos da música, através de sua inserção no dia a dia da escola e cotidiano da comunidade, como forma de ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso das crianças e adolescentes, contribuindo para a formação integral dos discentes.

” Não posso deixar de enaltecer a presença do filho do nosso maior violonista de todos os tempos, Marcel Powell, filho de Baden Powell. O prêmio está inserido no calendário de eventos das escolas municipais, onde professores, diretores e colaboradores estiveram envolvidos, incentivando os talentos. Estamos trabalhando também com oficina de flauta doce, incentivando os alunos na criação de seus próprios instrumentos”, lembrou a secretária.

Além de valorizar os novos talentos musicais, descobertos nas escolas do município, o prêmio visa também destacar a obra do compositor e violonista Baden Powell em sua terra natal e conhecida da nova geração.

“O prêmio surgiu através de uma parceria com as Secretarias de Educação e a de Turismo para resgatar a imagem do Baden e incentivar os alunos na música”, lembrou o representante do Movam, Fábio Pimentel.

De quase 40 alunos inscritos, sete alunos foram selecionados para mostrarem seus talentos. A premiação para cada um foi um troféu e um violão.

Os premiados foram: Bianca Simão Soares (Escola Municipal Primo José Sobreira), Alice Maria Ribeiro de Matos (Escola Municipal Vargem Alegre), Maria Eduarda Sobreira Amaral (Escola Municipal Primo José Sobreira), Isabel Cristina Viana Miato (Escola Municipal Primo José Sobreira), Bruno Ramiro Bellatte (CIEP 381- Dr Miguel Couto Filho), Keicilainy Salino Quartel Viana (Escola Municipal Elídio Valentim de Moraes) e Eduardo Sobreira Fabri (Colégio Coração de Jesus).

Um dos premiados Bruno Bellate, de 16 anos, aluno do 1ª ano do ensino médio, falou que começou a cantar há uns três anos.

“Foi muito bom ser um dos selecionados! Meu pai é uma das minhas inspirações e pretendo chegar ao nível musical dele”, disse Bruno que cantou “Telegrama” (Zeca Baleiro).

Já Bianca Simão Soares, de 9 anos, aluna do 4ª ano do ensino fundamental da Escola Municipal Primo José Sobreira, cantou “Era uma vez” (Kell Smith) e falou da surpresa em ser uma das selecionadas.

“Foi muito bom! Tinha muitos candidatos com vozes bonitas! Estou muito feliz em ganhar o violão e autógrafo do Marcel”, lembrou.

Já Eduardo Sobreira Fabri, 11 anos, aluno do 5º ano do Colégio Coração de Jesus, contou que começou a tocar violão e se apaixonou pelo teclado.

“Foi muito emocionante porque estava competindo com pessoas com condições fortes e minha família sabia que eu gostava de música e agora eles acreditam e viram que eu tenho dom pra cantar”, disse Eduardo que cantou “Pais e Filhos” (Legião Urbana).

Quem também se apresentou no evento foi Grupo Baden Baden, com integrantes do município que traz no repertório a obra prima de Baden Powell. Embalado pela música “Canto de Ossanha“, de Baden Powell, a Companhia de Dança de Varre-Sai também realizou uma bela apresentação. E ainda teve apresentação de violão por Ítalo Celebrini de Oliveira Souza, do Colégio Coração de Jesus.

A professora Conceição Vargas fez algumas considerações sobre a vida de Baden Powell, contando as memórias e ligações do músico com sua terra natal. Ela apresentou um documentário da vida do violonista.

O cantor Glaudston Baptista Couto (Rimão) também foi homenageado pelo envolvimento com a música no município, recebendo um violão e o carinho dos alunos premiados que pediram que autografasse seus violões.

O prefeito Silvestre José Gorini esteve participando do evento ao lado do vice-prefeito João Said, presidente da Câmara Municipal, Antônio Ferreira e secretários de Turismo, Adriano de Oliveira Silva, de Gabinete, Vinicius Oliveira Dutra e de Assistência Social, Isabela Louvain Fabri Moraes e o vereador Alex Vioti.

“Viemos dar uma palavra de incentivo aos novos músicos. Pois Varre-Sai é uma cidade musical. Eu mesmo fui músico e toquei na Lira Santa Cecília Temos aqui o filho do nosso maior músico que também é parente do primeiro maestro da Lira Santa Cecília, Tomás de Aquino. Lembrando aqui o que dizia Norival Tupini “a pessoa que participa da música nunca carrega maldade, sempre tem boa intenção”

O violonista Marcel Powell encerrou o evento com um belo espetáculo musical.

Na primeira visita à terra natal do pai, ele contou que visitou o local onde Baden Powell nasceu em 06 de agosto de 1937 e se encantou com a Sala Baden Powell, no Centro Cultural Sebastião Oliveira Vargas, onde existem objetos pessoais, fotos e reportagens sobre o pai.

“Passa um filme da vida do meu pai. Fiquei curioso em ver fotos do meu pai aqui e me emocionei muito. E pude ver que era uma pessoa muito simples, de uma grande importância musical e cultural para o Brasil e para o mundo e era simples e isso eu vejo estampado nas fotos dele que vi aqui. Nasceu em uma cidade de pessoas simples e tinha isso na essência”, disse.

Ele contou que o pai nunca obrigou ele e o irmão que também é músico a escolherem a música como profissão.

“A cobrança de ser filho de Baden Powell existe, mas o retorno é positivo. Eu busco ter excelência porque ele me cobrava isso. Ele não nos forçou a ser músicos, eu que pedi para me ensinasse”, lembrou.

Sobre o Prêmio Baden Powell de Novos Talentos ele elogiou.

“Esse prêmio, realizado na cidade em que ele nasceu é uma honra para mim”, disse Marcel Powell.

 Sessão Solene – As comemorações pelo aniversário de Varre-Sai (25/11) foram iniciadas na sexta-feira (23/11), com a Sessão Solene, da Câmara Municipal de Varre-Sai, realizada no Espaço Vai e Volta. O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, com o vice-prefeito João Said, estiveram participando do evento juntamente com outras autoridades municipais. Também estiveram presentes o prefeito de Natividade, Severiano Rezende e vereadores de municípios da região.

Na ocasião, receberam títulos de cidadania Varre-Saiense as seguintes personalidades:presidente da Alerj, deputado André Luiz Ceciliano (indicação vereador Alex de Assis Vioti Vargas dos Santos), deputado Délio Cesar Leal (indicação vereador Antônio Said de Oliveira Júnior), deputado Jair  de Siqueira Bittencourt Júnior (indicação vereador Antônio José Ferreira), Maria Izabel Silva da Cruz (indicação vereador  Paulo José Barsani), José Carlos de Mello (indicação vereador José Antônio de Oliveira) , João Marcos Boechat Capita Rocha (indicação vereador José Pedro Rodolfi Júnior), Ramon Garcia Braz Andrade (indicação vereador Afonso Cláudio de Oliveira), Ronaldo José Paes Borçoi (indicação vereador José Maria Pellegrini e Padre Rogério Cabral Caetano (indicação vereador Cláudio Magno Paulanti).

O prefeito Silvestre José Gorini destacou quem batalhou pela emancipação.

“Nossa homenagem ao deputado Paulo Duque, pois se não fosse ele, não existiria o município de Varre-Sai. É muito importante realçar as pessoas que fazem algo por Varre-Sai e dignificam seu trabalho fazendo o município crescer. Vocês me emocionam porque trabalharam e continuaram torcendo por Varre-Sai”, lembrou.

O presidente da Câmara Municipal de Varre-Sai, Antônio José Ferreira, ressaltou os que trabalharam pelo desenvolvimento do município.

“Eu me sinto honrado em presidir essa Sessão Solene para homenagear as autoridades e pessoas em geral que muito nos honraram com seus trabalhos por Varre-Sai. É muito importante contar a nossa história”, concluiu.

Da redação da Rádio Natividade/Decom – Silaine Terra/ Fotos: Sidney Rocha