Home / DESTAQUE / Oportunidade: IFF Itaperuna com centenas de vagas para cursos de nível técnico e superior

Oportunidade: IFF Itaperuna com centenas de vagas para cursos de nível técnico e superior

Estão abertas, até 28 de setembro de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio e para o Concurso Vestibular dos Cursos de Graduação do Instituto Federal Fluminense. No Campus Itaperuna, são 445 vagas para iniciar os estudos no 1º semestre de 2019.

Para efetuar a inscrição, é necessário acessar o site www.selecoes.iff.edu.br ou comparecer ao campus, na BR 356, km 3, Cidade Nova. O candidato deverá ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio, Documento Oficial de Identificação com foto e um endereço de e-mail válido, não podendo utilizar documentos oficiais de terceiros. É importante ler atentamente os editais onde constam todos as informações sobre o Processo Seletivo e Vestibular 2019/1º Semestre do IFF.

Novos Cursos

A novidade deste ano entre os Cursos de Graduação é a Licenciatura em Química, que terá 40 vagas em sua primeira turma no IFF Itaperuna. O Vestibular conta ainda com 20 vagas para o Bacharelado em Sistemas de Informação. A taxa de inscrição para os cursos superiores é de R$ 65. Os interessados em pedir a isenção da taxa deverão fazer a solicitação, até 5 de setembro, no ato da inscrição, conforme orientações do EDITAL. A prova da primeira fase está marcada para acontecer no dia 21 de outubro, e a da segunda fase será aplicada nos dias 24 e 25 de novembro.

Para o Nível Técnico, o IFF Itaperuna tem 385 vagas, com destaque para o novo curso de Automação Industrial, na modalidade Subsequente, com 35 vagas. Há seleção também para os seguintes cursos: Técnico Integrado em Administração (70), Técnico Integrado em Eletrotécnica (70), Técnico Integrado em Informática (70), Técnico Integrado em Química (35), Técnico Concomitante em Eletrotécnica (35), Técnico Concomitante em Mecânica (35) e Técnico Concomitante em Química (35).

A taxa de inscrição para os cursos técnicos custa R$ 25. É possível solicitar a isenção do pagamento, até 5 de setembro, durante a inscrição, conforme orientações do EDITAL. O processo seletivo compreenderá uma prova objetiva que será aplicada no dia 2 de dezembro de 2018.

Cursos Técnicos Integrados

Nessa modalidade, os alunos cursam o ensino médio junto com a formação técnica, no próprio IFFluminense, nas áreas de Administração, Eletrotécnica, Informática e Química.

Duração: 3 anos.

Turno: Integral (manhã e tarde).

Requisito da seleção: Estar cursando o nono ano ou já ter concluído o ensino fundamental.

Cursos Técnicos Concomitantes

Nessa modalidade, os alunos fazem apenas a formação técnica no IFFluminense, sendo essa modalidade voltada a quem está cursando ou já concluiu o ensino médio em outra instituição. As vagas são para as áreas de Eletrotécnica, Mecânica e Química.

Duração: 2 anos.

Turno: Tarde (Química) ou noite (demais cursos).

Requisito da seleção: Ter concluído ou estar cursando o ensino médio. 

Cursos Técnicos Subsequentes

Nessa modalidade, os alunos fazem apenas a formação técnica no IFFluminense, sendo essa modalidade voltada a quem já concluiu o ensino médio. As vagas são para a área de Automação Industrial.

Duração: 2 anos.

Turno: Noite

Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio. 

Curso Superior de Química

Formação universitária na área de Química, modalidade Licenciatura, para quem já concluiu o Ensino Médio.

Duração: 4 anos.

Turno: Noite

Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio.

Curso Superior de Sistemas de Informação

Formação universitária na área de Sistemas de Informação, modalidade Bacharelado, para quem já concluiu o Ensino Médio.

Duração: 4 anos.

Turno: Noite

Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio.

Seleção multicampi

“Os processos seletivos para o 1º semestre são normalmente os maiores em termos de vagas ofertadas, e há uma grande expectativa da comunidade com relação a essas seleções, tendo em vista não só o número de vagas disponibilizadas, como os diferentes níveis de ensino e formas de oferta”, destaca Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF.

Além do IFF Itaperuna, o Processo Seletivo e Vestibular 2019/1º Semestre tem vagas nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos Centro, Campos Guarus, Macaé, Maricá, Quissamã, Santo Antonio de Pádua e São João da Barra, além da Unidade de Formação de Cordeiro.

O candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar e-mail para: atendimentoaocandidato@iff.edu.br.

Da redação da Rádio Natividade/Ascom