Home / DESTAQUE / Varre-Sai divulga balanço sobre a vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite

Varre-Sai divulga balanço sobre a vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite acontecerá em todo o país até o dia 31 de agosto. Em Varre-Sai foram imunizadas 201 crianças no Dia D da Campanha que aconteceu no último sábado (18/08).  Até o final da Campanha, a meta para o município é imunizar 670 crianças de 1 a menores de 5 anos, cerca de 95% das crianças na faixa etária. Até o momento, Varre-Sai recebeu 505 doses da Tríplice Viral, vacina contra sarampo, rubéola e caxumba e 450 doses da vacina contra poliomielite.

As mães que compareceram à Escola Municipal Carlos Magno Fabri Martins (Jardim da Infância) no sábado, reconhecem a necessidade de levar os filhos para vacinar.

“É importante estar trazendo meu filho porque se a gente não cuidar, como fica depois?”, disse Carla Salino.

“A vacinação é muito importante para a vida da criança, pois previne muitas doenças”, afirmou Elizabete Aparecida Silva Moura Ferreira.

“Tem que vacinar porque é um cuidado com os filhos. É melhor prevenir”, lembrou Cássia Cristófoli Paulanti.

A vacinação prossegue no Centro de Saúde (SAID) em Varre-Sai, das 8 às 16 horas, até o final de agosto.

“Solicitamos que os pais e responsáveis procurem a sala de vacina, no Centro de Saúde para atualizar a vacinação de seus filhos, pois através da vacina é que prevenimos algumas doenças”, afirmou a coordenadora de Imunização de Varre-Sai, Regiane Aparecida Ferreira.

Além das crianças, a vacinação também é direcionada às pessoas menores de 50 anos para atualização da Caderneta de Vacinação.

“É importante a população aderir à campanha, pois são doenças que há muito tempo não apareciam e estão de volta. Então, diante da preocupação e para evitar que as doenças atinjam nosso município, é importante a conscientização de pais e responsáveis”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Varre-Sai, Rafael Fabri.

Durante as próximas duas semanas, acontecerá a vacinação volante, realizadas pelos PSF’s na zona rural do município.

O prefeito de Varre-Sai, Dr Silvestre José Gorini, que também é médico, esteve acompanhando o Dia D de Vacinação.

“Como prefeito e médico, chamo a atenção para a importância da vacinação, principalmente pelos casos de Sarampo que apareceram recentemente no Brasil. Manifesto minha satisfação pela grande procura pela vacina no Centro de Saúde de Varre-Sai”, destacou o prefeito.

É importante não deixar de levar o Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação.

Da redação da Rádio Natividade/Silaine Terra/Decom