Home / DESTAQUE / Dia mundial de luta contra hepatites virais é lembrado durante evento em Itaperuna
????????????????????????????????????

Dia mundial de luta contra hepatites virais é lembrado durante evento em Itaperuna

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Secretaria de Saúde de Itaperuna através do Programa Hepatites Virais, em parceria com a UNIG, disponibilizou uma equipe na Feira livre, no último sábado (28) para distribuir material informativo, oferecer orientações, além de preservativos e também realizar vacinação e testes rápidos.

A celebração da data tem como objetivo atrair atenção para o tema e incentivar o diálogo, principalmente no campo da saúde pública. A criação de novas políticas públicas e a eficiência das que já existem garante acesso universal ao tratamento e prevenção dessas doenças.

Para o secretário de Saúde, Oliver Barros, é muito importante aproximar o serviço da população. “As pessoas trabalham, têm a vida atribulada e, muitas vezes, falta tempo para procurar estes serviços de informação e de prevenção. Ações como esta desenvolvida hoje pelo programa Hepatites Virais são fundamentais para aproximar o usuário do nosso sistema de saúde”, conclui.

Consideradas doenças silenciosas, as hepatites virais, na maioria das vezes, só apresentam sintomas quando já estão em estágio avançado. E, nestes casos, podem evoluir para problemas graves como cirrose hepática e câncer de fígado. A informação é fundamental para a prevenção das formas de contágio e para o diagnóstico que possibilita o tratamento e evita a evolução que pode levar a morte. Entre os sintomas, pode haver cansaço, tontura, dor abdominal, além de pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O Programa Hepatites Virais também realiza os testes de forma permanente nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Cehab, Carulas, Frigorifico, Costa e Silva, Matadouro e na localidade de Até, do distrito de Nossa Senhora da Penha. No Centro Municipal de Saúde Dr Raul Travassos, o atendimento é segunda, terça e quarta, das 8h às 17h, e na quinta e sexta, das 08 às 12h.

Durante o evento também foi realizada Campanha de doação de sangue em parceria com o Hospital São José do Avaí e UNIG para estimular a população a colaborar com a reposição do banco de sangue, o hemocentro do Hospital.

Da redação da Rádio Natividade com Decom