Home / DESTAQUE / Secretários de Meio Ambiente de 14 municípios do Norte e Noroeste Fluminense se reuniram em Varre-Sai

Secretários de Meio Ambiente de 14 municípios do Norte e Noroeste Fluminense se reuniram em Varre-Sai

Secretários de Meio Ambiente de 14 municípios do Norte/Noroeste Fluminense estiveram reunidos no Rancho Varre-Sai, anexo ao Centro Cultural Sebastião Oliveira Vargas, na terça-feira (10/07), onde participaram da reunião do Conselho de Secretários Municipais do Meio Ambiente do Norte e Noroeste Fluminense (Cosemma).

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, abriu a reunião ao lado do superintendente geral do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Fernando Guida e do presidente do Cosemma e secretário de Meio Ambiente de Cardoso Moreira, Juarez Noé e da secretária municipal de Meio Ambiente de Varre-Sai, Silvana Ferreira. Também estiveram participando da reunião a secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel e o secretário municipal de Saúde de Varre-Sai, Rafael Fabbri.

“A Prefeitura de Varre-Sai está investindo na melhoria do saneamento básico do município. Temos um projeto para resolver o problema do tratamento do esgoto de Varre-Sai, já resolvemos o problema do lixo, nosso lixo hoje é levado para um aterro sanitário em Campos. Pois acreditamos que não há desenvolvimento em um município sem passar pelo cuidado com o saneamento básico”, lembrou o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini.

As reuniões acontecem mensalmente, cada vez em um dos 18 municípios do Conselho, na busca do fortalecimento das parcerias e apoios na região.

“O Conselho surgiu em 2010 para a gente buscar algo para o Norte e Noroeste Fluminense. Através do Conselho, conseguimos equipar as secretarias, ganhamos um carro e conseguimos muita coisa. Em cada reunião, procuramos trazer algo novo como uma palestra e aproveitamos para nos unirmos mais”, disse o presidente do Cosemma, Juarez Noé.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Varre-Sai, Silvana Ferreira, destacou a importância das reuniões.

“A reunião é muito importante para os secretários, pois juntamente com o Inea, podemos discutir as demandas de cada município”, disse.

Já o superintendente geral do Inea, Fernando Guida, falou do compromisso do instituto com os municípios.

“O Inea procura trabalhar o mais próximo possível dos municípios. A gente aproveita as reuniões para tratar de assuntos que os municípios precisam tratar com o Inea como questões relacionadas a licenciamento, fiscalização e aproveitamos para conversar com os prefeitos presentes. É um dever do Estado estar à disposição dos municípios”, afirmou.

Da redação com Decom/Silaine Terra