Home / DESTAQUE / Professores do Noroeste Fluminense participam de encontro sobre alfabetização

Professores do Noroeste Fluminense participam de encontro sobre alfabetização

Professores da região Noroeste-RJ participaram, nesta quarta-feira (11), da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O evento aconteceu no auditório da Fundação São José,  no Centro de Itaperuna  teve o apoio da prefeitura local, através da secretaria Municipal de Educação – SEMED.

O PNAIC está em vigor desde 2013 com o objetivo de garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do ensino fundamental. O programa trabalha para reduzir a distorção idade-série na Educação Básica e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) além de contribuir para o aperfeiçoamento e atualização dos professores para um melhor desempenho em sala de aula, oferecendo novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras.

As palestras da formação foram ministradas pelas formadoras regionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Deise Rocha e Gisele Amorim. Durante o dia foi trabalhado o eixo com o tema: o papel do texto e da reescrita no processo de alfabetização.

“Foi um dia bem proveitoso onde os professores saíram daqui com bastante ideias para chegar nas salas de aula e repensar seus planejamentos, repensar esse aluno como sujeito de direito, como um aluno que tem totais condições de participar e ser sujeito participativo desse processo de aquisição da leitura e da escrita”, disse Gisele Amorim.

Uma dinâmica bem divertida com o tema sentimentos foi realizada com os professores. Eles refletiram sobre o amor, os sentidos e tudo aquilo que com a correria do dia a dia acaba sendo esquecido.

Da redação da Rádio Natividade com informações do Decom