Home / DESTAQUE / Prefeitura de Varre-Sai assina convênios com a APAE e Abrigo dos Idosos
????????????????????????????????????

Prefeitura de Varre-Sai assina convênios com a APAE e Abrigo dos Idosos

A Prefeitura de Varre-Sai assinou o Termo de Fomento com o Centro Social Nossa Senhora da Graças e Santa Cecília (Abrigo de Idosos) que garante à Instituição o repasse no valor de R$ 150 mil anuais. A assinatura do Termo foi realizada na manhã de quinta-feira (15/03) pelo prefeito Silvestre José Gorini e o Padre Silvano Savante Zanon, no gabinete do prefeito.

O Termo de Fomento visa incrementar ações voltadas à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária, preservando as oportunidades e facilidades para a preservação da saúde física e mental de seus assistidos. E ainda primar por seus aperfeiçoamentos morais, intelectuais, sociais e espirituais, além da dignidade como ser humano e sujeito de direitos civis políticos, individuais e sociais, garantidos nas Constituição Federal e na política nacional do idoso.

Cabendo ao Centro Social, entre outras atribuições recrutar e selecionar profissionais com grau de instrução compatível com a função a ser desempenhada, apoiar e integrar as ações de formação e capacitação dos seus profissionais, manter as condições e critérios avaliados no momento da habilitação, prestar contas dos recursos recebidos, entre outros.

O Padre Silvano Savante Zanon destacou que o Centro Social não tem fonte de renda, exceto o desconto de 70% do salário das internas aposentadas e doações e que os custos com funcionários são altos.

“A Lei estabelece que para cada três idosos temos de ter uma cuidadora e sem a ajuda da Prefeitura para pagar os funcionários, a manutenção geral e dar o devido cuidado ao idoso, seria muito difícil. A ajuda é essencial para a manutenção e vida do abrigo ”, disse o padre.

O padre disse que solicitou ainda da Prefeitura ajuda com assistência social, médica, fisioterapêutica, psicológica e fonoaudiológica.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, afirmou que é uma obrigação zelar pela saúde, qualidade de vida e bem-estar dos idosos.

“A assistência ao idoso é essencial, nem precisava ser Lei e temos conhecimento do padrão do atendimento oferecido no Centro Social. É uma obrigação nossa zelar por aqueles que trabalharam uma vida inteira e não tem condições de se manter e ter um lugar onde são bem tratados é fundamental”, concluiu o prefeito.

APAE também é beneficiada

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, juntamente com a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Varre-Sai, Filomena Sílvia Nunes Figueira, assinou na tarde da última terça-feira (13/03), a renovação do convênio com a entidade que prevê o repasse anual de R$ 156 mil à instituição que possui hoje 85 assistidos.

O convênio visa implementar ação conjunta entre Prefeitura e a Apae no sentido de ofertar aos alunos portadores de necessidades especiais, uma educação de qualidade, não atendida pelo Sistema Municipal de Ensino.

Cabe à Apae atender e ofertar ensino infantil fundamental e EJA aos alunos com necessidades especiais em Educação.

“O convênio é o que mantém a Apae. A única ajuda que temos é a da Prefeitura e de alguns voluntários, funcionários da Prefeitura. Solicitamos ajuda à comunidade. A entidade é uma associação que necessita de muita ajuda, principalmente financeira. Agradeço aos funcionários que colaboram com o desconto em contracheque e que sirvam de exemplo para os demais”, afirmou a presidente da Apae.

O prefeito Silvestre José Gorini explicou que a vontade de ajudar a entidade cresce ainda mais quando se conhece de perto suas necessidades.

“A gente faz isso com muita satisfação. Quando comparecemos em reuniões e festas na Apae, temos contato com as pessoas atendidas e sempre nos comove o que a entidade faz por elas”, afirmou.

Da redação da Rádio Natividade/Decom/Silaine Terra – Foto: Elcinei Borges