Home / NATIVIDADE AGORA / Prefeito de Natividade tem celular clonado por estelionatários que usam número para aplicar golpes

Prefeito de Natividade tem celular clonado por estelionatários que usam número para aplicar golpes

Na semana que passou, o prefeito de Natividade Severiano Antônio Rezende, usou as redes sociais para alertar ter tido seu telefone celular de uso particular clonado por estelionatários, que estariam usando sua conta através do aplicativo WhatsApp, para aplicar golpes, principalmente em pessoas que constavam em sua lista de contatos. Os criminosos, se fazendo passar pelo político e sem o seu conhecimento, enviavam mensagens solicitando o depósito de valores em determinada conta corrente. Há informações de que vítimas tenham sido enganadas na cidade. Foi prestada queixa formal junto à 140ª Delegacia que instaurou inquérito para apurar os fatos.

Da redação da Rádio Natividade

O golpe:

A polícia está em alerta para um novo golpe que atinge usuários de WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas por celular. Com a ajuda de funcionários de operadoras de telefonia, os falsários conseguem clonar as contas para pedir dinheiro a parentes e amigos das vítimas.O esquema consegue tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando transferências bancárias. Especialistas lembram que, ao invadir uma conta de WhatsApp, os falsários têm acesso a todo o histórico de conversas, grupos e contatos que pode incluir dados pessoais e detalhes que só as vítimas sabem. Isso torna os pedidos de transferência de dinheiro mais convincentes.

“Ele (o golpista) vai identificar quem são os parentes, quem são os amigos. Tem todo um histórico que ele pode se aproveitar para fazer o golpe mais efetivo e realmente a pessoa nem se questionar”, explica Ronaldo Prass, especialista em tecnologia.