Home / DESTAQUE / Varre-Sai recebe seu primeiro ponto de leitura

Varre-Sai recebe seu primeiro ponto de leitura

A ação de cidadania “Livros para você levar, ler, devolver”, de iniciativa comunitária, inaugurou mais um ponto de leitura – agora em Varre-Sai. O novo local, onde a comunidade varre-saiense encontrará disponíveis livros de variadas temáticas, é o Mercado São José, no Largo Santa Filomena, 98.

Sucesso entre os natividadenses, onde já existem quatro pontos de leitura, a ação de cidadania LIVROS PARA VOCE completou sete anos em agosto de 2017. Nas estantes de livros para o leitor LEVAR, LER e DEVOLVER já foram disponibilizados mais de 3.000 títulos, desde 2010. Esta iniciativa tem sido vitoriosa graças à adesão de muitas pessoas comprometidas com iniciativas que democratizam a leitura, às doações de livros por muitos leitores e ao apoio recebido de comerciantes e instituições que têm permitido o uso de espaço de seus estabelecimentos para colocação das estantes com os livros.

A iniciativa funciona dando liberdade aos usuários e permitindo o livre movimento dos livros que devem ser devolvidos às estantes dos pontos de leitura ou passados para outros leitores. A ideia básica dessa iniciativa é a democratização do acesso à leitura e, ao mesmo tempo, ser um agente de educação e popularização de conhecimentos que ajudam a construir um Brasil melhor e mais solidário onde todos são responsáveis.

 – As pessoas que leem possuem mais informações, mas não porque tem mais acesso às informações, porque isso, com o advento da internet, todos, em maior ou menor medida possuem. As pessoas que leem possuem mais informações porque sabem filtrá-las melhor, porque distinguem com mais facilidade o que é importante do que é firula, o que é necessário do que é secundário e desnecessário. A leitura exercita o cérebro e a capacidade de memorização, tanto mais leitura, tanto maior é a nossa capacidade de guardar informações, – destaca o idealizador do projeto, o professor universitário aposentado, Sebastião Menezes.

Os interessados em contribuir com a democratização da leitura podem fazer suas doações de livros nas estantes do projeto. Os usuários podem também entrar em contato com os organizadores dessa iniciativa de ação de cidadania pelo e-mail: livrosparavocê@gmail.com.

Da redação da Rádio Natividade

Projeto foi idealizado pelo geólogo, professor e escritor Sebastião Menezes