Home / DESTAQUE / Festival de talentos deverá marcar as celebrações pelos 26 anos de Varre-Sai

Festival de talentos deverá marcar as celebrações pelos 26 anos de Varre-Sai

A capital do café e terra do vinho de jabuticaba, Varre-Sai no Noroeste Fluminense vai completar 26 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 25/11(sábado). E para celebrar a data, a Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, apresenta o Prêmio Baden Powell de Novos Talentos.

De acordo com o presidente da Comissão de Emancipação, o atual prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, os primeiros movimentos de emancipação do município começariam a surgir ainda nos anos 60, não obtendo progresso junto à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Ele lembrou a atuação da vereadora Cicéia Nunes Vieira quando trouxe ao município lideranças políticas do Estado que  se entusiasmaram, trabalharam e finalmente conseguiram emancipar o município.

“A Comissão tinha um escritório e mantinha contatos com o deputado Paulo Duque que foi um dos grandes responsáveis pela emancipação e contamos com a ajuda de companheiros e lutadores, alguns falecidos dos quais lamentamos a morte como Miguel José Paulanti e Luiz Ramos Vargas, entre outros”, lembra.

O prefeito destacou a transformação que sofreu Varre-Sai após a emancipação, refletida principalmente no aumento populacional que na época era de 6 mil habitantes e hoje são 10.600 habitantes.

“Varre-Sai não teve apenas um crescimento populacional, mas houve uma projeção com obras, com melhoria e benefícios também para as áreas da Saúde, Educação e Agricultura, principalmente. Tudo isso com grande impacto para a população, principalmente os menos favorecidos”, afirmou.

Para os próximos três anos de mandato, a expectativa do prefeito é de grandes melhorias para a cidade com a inauguração do novo prédio da Prefeitura Municipal, a conclusão de postos de saúde na área urbana e rural do município, o término das casas populares das localidades de Santa Rita do Prata e Taquara Branca.

Prêmio Baden Powell de Novos Talentos – O evento acontecerá no CIEP 381 Dr Miguel Couto Filho, a partir das 18h30 quando cerca de 14 alunos das escolas de Varre-Sai estarão se apresentando e recebendo um troféu. O objetivo do prêmio é prestigiar todos os alunos do município que foram indicados pelas escolas pelo talento musical.

Na ocasião, também serão premiados os campeões do Campeonato de Xadrez e os vencedores do Concurso que escolheu a Nova Bandeira da Lira Santa Cecília, o Estandarte e o Nome da Banda Marcial. Todos receberão um tablet.

Os professores que orientaram os alunos vencedores do Concurso também receberão tablets e as escolas onde estão matriculados receberão um notebook cada.

“A Secretaria de Educação de Varre-Sai conta com a participação de todos na celebração do aniversário de nossa cidade e prestigiando os alunos vencedores e talentosos de nosso município”, disse o secretário municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Carlos Alberto da Silva.

Finalizando o evento acontecerá show com o cantor Glaudston Baptista Couto (Rimão).

Baden Powell, o artista –  O nome do prêmio é uma alusão ao filho mais ilustre de Varre-Sai, o famoso violonista e compositor Baden Powell que se estivesse vivo, teria completado 80 anos em 2017.

Ao lado de Vinicius de Moraes, Baden Powell foi “um dos maiores gênios e virtuoses que o violão mundial conheceu”, segundo o perfil do músico escrito pelo Instituto Moreira Salles. Da parceria saiu um dos um dos álbuns fundamentais da música popular brasileira: “Os Afro-sambas”, lançado em 1966.

Baden Powell era admirado por sua facilidade técnica, sonoridade e fluência ao violão. Transitava com facilidade e propriedade entre os repertórios da música erudita, do jazz, do choro e do samba.

Da redação da Rádio Natividade/Decom/Silaine Terra – Foto: Elcinei Borges/Sidney Rocha