Home / DESTAQUE / Secretário Jair Bittencourt participou de encontro de Comitês Gestores de Microbacias do Noroeste em Itaperuna

Secretário Jair Bittencourt participou de encontro de Comitês Gestores de Microbacias do Noroeste em Itaperuna

O secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, participou juntamente com os secretários de estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, e da Defesa Civil, Cel. Roberto Robadey, da reunião com os representantes dos Conselhos Gestores de Microbacias (Cogems), atendidas pelo programa Rio Rural, na última sexta-feira (10), na Unig, em Itaperuna.

Estiveram presentes ao evento, os prefeitos de Porciúncula, Léo Coutinho; Varre-Sai, Silvestre Gorini; São José de Ubá, Marcionílio Botelho; Italva, Margareth do Joelson e o vice, Bruninho; Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; Além dos vereadores: de Miracema, Mascos Felipe; de Itaperuna, Sinei Torremo e Nandi.

O Objetivo do encontro foi avaliar os resultados já alcançados pelo programa, que atende a 95 microbacias nos municípios do Noroeste e definir estratégias para a implementação de novas ações.  Os Cogems têm participação efetiva no direcionamento e priorização dos projetos contemplados pelo Rio Rural, de forma democrática e participativa. O programa da secretaria estadual de Agricultura, executado pela Emater-Rio e Pesagro-Rio, foi o único com recursos do Banco Mundial a ser mantido no Estado.

O secretário Jair Bittencourt ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento rural sustentável e agradeceu a expressiva presença dos produtores na ocasião. “O Rio Rural é o nosso maior programa. Através dele, muito tem sido feito em prol da produção de alimentos em harmonia com a recuperação ambiental. Porém, nada disso teria sido possível  sem o comprometimento dos agricultores e de suas organizações representativas dentro das microbacias, enfatizou ele.

Fonte: Ascom