Home / NATIVIDADE AGORA / Concessionária Enel usará helicóptero para vistoriar rede elétrica de Natividade

Concessionária Enel usará helicóptero para vistoriar rede elétrica de Natividade

Durante os próximos dias, um helicóptero sobrevoará cinco cidades do Norte e Noroeste Fluminense a serviço da concessionária de energia elétrica Enel, para inspecionar trechos da rede elétrica da região.

O objetivo é ter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão, localizadas em pontos afastados das regiões urbanas, onde os carros da empresa não conseguem acessar facilmente, para verificar necessidades de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores.

O trabalho será realizado em Campos dos Goytacazes e São João da Barra no Norte, além de Itaperuna, Italva e Natividade na Região Noroeste. Ao todo, serão mil quilômetros inspecionados na região. A aeronave é equipada por uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto, por um aparelho de tecnologia Lidar (da sigla inglesa Light Detection and Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera, pode-se registrar possíveis problemas na rede elétrica de diversos ângulos diferentes.

Por meio desta tecnologia, será possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos. Já com a câmera termográfica, será possível verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel receberá todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão.

Segundo a empresa, o projeto de inspeção aérea por helicópteros diminui os riscos à segurança dos funcionários, clientes e da população em geral.

Da redação da Rádio Natividade com informações do G1