Home / DESTAQUE / Cafeicultores do Noroeste Fluminense participarão da Semana Internacional do Café

Cafeicultores do Noroeste Fluminense participarão da Semana Internacional do Café

Doze cafeicultores do Noroeste Fluminense irão participar da Semana Internacional do Café, que acontece nesta semana, entre os dias 25 e 27 de outubro, no espaço Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. São produtores que já fazem cafés especiais e participam do projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café no Noroeste, desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Coopercanol e as prefeituras de Varre-Sai, Porciúncula, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana.

A missão técnica tem por objetivo proporcionar aos participantes um aprendizado intensivo sobre o mercado de cafés especiais, cuja produção está sendo incentivada pelo Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense.  Para o coordenador regional do Sebrae/RJ, Nelson Rocha Filho, este intercâmbio será muito positivo. “É um evento grandioso, focado na produção de cafés especiais, de altíssima qualidade. Nossos produtores vão conhecer muitas novidades para a produção do café, como maquinários e embalagens. Também assistirão a palestras para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial; além de participar de workshops técnicos”, afirma Rocha.

O Sebrae está subsidiando a participação dos cafeicultores, arcando com as despesas de hospedagem e transporte. A Semana Internacional do Café é o maior encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores do país. O evento vai apresentar diversas ações focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. Nos três dias de evento são esperados mais de 14 mil visitantes.

Ao todo serão 25 eventos simultâneos ocorrendo na SIC, incluindo: palestras (06), cursos (04), workshops (03), encontros (03), competições (02), premiações (02), exposição (Espresso Design) e provas de café para os frequentadores. Entre as competições e premiações acontecerão a 6ª Copa Barista, o Coffe of the Year 2017, além do 3º Torneio de Melhor Café Fairtrade do Brasil.

A programação completa e mais informações sobre a Semana Internacional do Café (SIC) podem ser vistas em: www.semanainternacionaldocafe.com.br/br/.