Home / NATIVIDADE AGORA / Seca: Natividade também decreta situação de emergência

Seca: Natividade também decreta situação de emergência

A Secretaria de Governo confirmou na tarde desta quarta-feira (18), a informação de que o prefeito de Natividade, Severiano Antônio Rezende, também decretou situação de emergência no município, em razão da intensa estiagem que assola toda a região Noroeste Fluminense. No documento de três páginas, ele destaca  a severa escassez da precipitação pluviométrica, no período de julho a setembro do ano de 2017, tendo se registrado nesse período apenas 40,5 mm de chuva, bem abaixo da média histórica, que é de 130 mm para o período, perfazendo uma queda de 31,15%, conforme dados da Secretaria Municipal de Defesa Civil.

Salienta ainda, que em decorrência da estiagem, as entidades ligadas ao setor agropecuário constatam, até a presente data, com relação à maioria das culturas do município, que os prejuízos econômicos públicos foram majoradas em decorrência do fenômeno e que as propriedades agropecuárias instaladas no município já não dispõem de alimentação, principalmente para o gado, promovendo, em consequência, preocupante queda na produção leiteira e de corte.

Rezende ainda cita questões de saúde pública para sustentar sua decisão , afirmando que a pasta teve um aumento considerável na utilização de insumos e no número de internação, por problemas respiratórios (bronquites alérgicas, rinite alérgicas, asmas), surgimento de alergias, infecções pulmonares, sinusites e otites, problemas na pele, desidratação cutânea, irritação nos olhos, sangramento nasal e desidratação. Aumento o custo com a saúde em relação ao mesmo período do ano anterior.

Da redação da Rádio Natividade