Home / DESTAQUE / Agentes de Desenvolvimento da Região Noroeste receberão treinamento

Agentes de Desenvolvimento da Região Noroeste receberão treinamento

O Sebrae/RJ promove, nesta quinta-feira, 14/09, o curso Top Agente de Desenvolvimento, em sua sede regional no município de Itaperuna. O curso acontece de 9h às 17h, e tem como objetivo disseminar informações estratégicas e boas práticas nacionais para o apoio da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios da região, por intermédio da atuação dos agentes.

Os agentes de desenvolvimento (ADs) são servidores públicos municipais que têm como premissa fazer com que os requisitos relativos à desburocratização para abertura e regulamentação de empresas e para compras governamentais sejam praticados pela administração pública, a fim de promover condições ideais que estimulem o empreendedorismo e possibilitem o crescimento econômico e social de sua região.

Serão capacitados 20 ADs dos 13 municípios que compõem o Noroeste. Segundo o analista Jorge Luiz dos Santos, eles já fizeram o curso básico, onde aprenderam os conceitos relacionados à implantação da Lei Geral e à desburocratização. “Esta é a primeira etapa do módulo avançado, que sintetiza eixos importantes e fornece instrumentos para que o AD desenvolva sua oratória e a dinâmica de inovação para articular os avanços necessários para o pleno funcionamento da Lei Geral nos seus municípios”, explica.

O objetivo final é que os participantes se unam e formem a Rede de Agentes de Desenvolvimento do Noroeste Fluminense. “A formação da Rede é importante para que os municípios possam trabalhar juntos em prol de um objetivo comum, que é o cumprimento da Lei Geral, oportunizando o acesso das micro e pequenas empresas nos processos de compras públicas e facilitando a abertura e a legalização dos negócios”, explica o coordenador regional do Sebrae/RJ no noroeste, Nelson Rocha Filho.

O próximo passo após esta capacitação será o agendamento de reuniões periódicas para fortalecer o grupo e criar um planejamento estratégico para a Rede de ADs do Noroeste.