Home / DESTAQUE / Livro e vídeo documentário revelam histórias de fazendas do Noroeste Fluminense

Livro e vídeo documentário revelam histórias de fazendas do Noroeste Fluminense

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense, projeto que busca resgatar as memórias de fazendas da região, foi um grande sucesso nas cidades de Porciúncula e Miracema, por onde passou recentemente.

Dentre as atrações do Circuito, o vídeo documentário ‘Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense’, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. Também sob a edição de Eusébio Dornellas, o projeto está lançando o livro – mesmo título do vídeo – que será distribuído gratuitamente aos participantes.

O livro foi baseado no trabalho ‘Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense’, realizado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), Secretaria de Estado de Cultura-RJ, em parceria com a LIGHT e Instituto Cidade Viva. E o leitor irá encontrar informações sobre 19 fazendas, cada uma com suas particularidades e peculiaridades, sempre apresentando um breve registro histórico, além de detalhes e curiosidades. O livro também revela fotografias, que ajudam a recontar a história da região.

Já o vídeo documentário é uma síntese de um importante período da história dos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, através de suas fazendas, que tiveram papel de fundamental importância para a economia brasileira nos tempos áureos do café. O vídeo possui aproximadamente oito minutos.

O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense também oferece – gratuitamente – é sempre bom lembrar, atividades culturais, oficinas, atrações musicais, brincadeiras voltadas ao público infantil, e muitas outras atividades. Na Sala das Artes o visitante poderá apreciar fotografias das fazendas que compõem o projeto. E, para quem gosta de boa música, Palco SESC, privilegiando artistas da região. Para as crianças, diversão garantida na Área Infantil SESC.

O projeto será realizado no município de Itaperuna, nos dias 20 e 21 de maio, no CRECE (antigo campo do Comércio). E, por fim, o evento acontece em São José de Ubá, nos dias 27 e 28 de maio, no CEASA.

Link para o vídeo: https://vimeo.com/216127563

Da redação da Rádio Natividade com a Agência Comuniqque