Home / DESTAQUE / Secretário Jair Bittencourt discute incentivo à cafeicultura no Noroeste Fluminense

Secretário Jair Bittencourt discute incentivo à cafeicultura no Noroeste Fluminense

O secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt, se reuniu, na segunda-feira (8), em Porciúncula, com o objetivo de fomentar a produção de café nos municípios do polo cafeicultor da Região Noroeste Fluminense. Participaram os prefeitos de Porciúncula, Léo Coutinho, e de Bom Jesus do Itabapoana, Roberto Tatu, vereadores, secretários municipais de Agricultura, técnicos da Emater-Rio, representantes do Sebrae, Coopercanol (Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste fluminense), sindicatos e associações ligadas ao setor.

A proposta inclui a formação de uma equipe de trabalho multidisciplinar, reunindo todas as entidades presentes para capacitação e elaboração de projetos visando aumentar a produção e produtividade das lavouras de café da região.

O Noroeste Fluminense já foi a maior região produtora de café no Estado no passado, conforme disse o secretário Estadual de Agricultura. “Estamos fazendo reuniões como essas e vamos trabalhar para que possamos dar todo o suporte aos cafeicultores para que eles possam produzir grãos de qualidade e recuperar a economia desse setor”, enfatiza Jair Bittencourt.

De acordo com dados da Emater-Rio, os municípios de Varre-Sai, Natividade, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, respondem pela produção anual de 200 mil sacas de café beneficiado, envolvendo mais de dois mil produtores em área superior a 13 mil hectares. Varre-Sai é o maior produtor no Estado com 90 mil sacas/ano, 940 produtores e área cultivada de 4.760 hectares.

Da redação da Rádio Natividade com Ascom