Home / DESTAQUE / Porciúncula recebe o Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense

Porciúncula recebe o Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense

Porciúncula será o primeiro município, a receber o Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense. O evento será realizado na Praça da Estação Ferroviária, nos dias 06 e 07 de maio, das 17h às 23h. O Circuito busca resgatar as memórias de fazendas da região, cuja história está atrelada à estruturação de alguns municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o município de Porciúncula, o projeto aborda um pouquinho da história da Fazenda Caeté, cuja casa-sede está localizada no perímetro urbano. A casa-sede é uma construção de volumetria compacta com dois pavimentos, de planta retangular, com porão habitável e, sua arquitetura, lembra a tipologia dos chalés urbanos comuns na 2ª metade do século XIX.

Outra fazenda de Porciúncula abordada pelo projeto é a São José, que tem a sua extensão territorial ligada às sedes dos municípios de Porciúncula e Natividade. A Fazenda São José estende-se por aproximadamente 50 alqueires de terras, distando apenas 3 km de Natividade e 4 km de Porciúncula.

Além da preservação da história do interior fluminense, através de suas fazendas, o Circuito busca proporcionar diversão, cultura, lazer, arte e conhecimento – de forma gratuita – à população de quatro cidades da região, Porciúncula, Miracema, Itaperuna e São José de Ubá. Serão quatro finais de semana com atividades culturais, oficinas, atrações musicais, brincadeiras voltadas ao público infantil, dentre outras atividades.

Dentre as muitas atrações, oficinas de sustentabilidade e oficinas de arte; Área Infantil SESC, com brincadeiras diversificadas, sob a supervisão de profissionais qualificados; música de qualidade no Palco SESC, onde artistas da região prometem agitar a galera.

Além disso, os visitantes poderão assistir ao vídeo documentário “Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense”, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. Os visitantes ainda irão receber um livro, com um resumo sobre as 19 fazendas que fazem parte do projeto.

PRÓXIMAS CIDADES: o Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense acontece neste fim de semana em Porciúncula. A cidade de Miracema recebe o Circuito nos dias 13 e 14 de maio, na pracinha da Igreja Matriz. Já o município de Itaperuna recebe o evento no dia 20 e 21 de maio, no CRECE (antigo campo do Comércio). Por fim, o evento será realizado em São José de Ubá, nos dias 27 e 28 de maio, no CEASA. Já em relação ao horário de funcionamento, sempre das 17h às 23h.

Da redação da Rádio Natividade com informações da Agência Comuniqque