Home / NATIVIDADE AGORA / Mais de 400 eleitores de Natividade/Varre-Sai poderão ter o título cancelado

Mais de 400 eleitores de Natividade/Varre-Sai poderão ter o título cancelado

Milhões de eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições têm apenas até esta terça-feira (02) para comparecer ao cartório eleitoral portando documento oficial com foto, e evitar o cancelamento do título. Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense são 16.130 eleitores que podem ter o título cancelado, sendo 11.989 no Norte e 4.141 no Noroeste, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para verificar se há risco de cancelamento, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na 43ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Natividade e Varre-Sai, por exemplo, 430 eleitores encontram-se nesta situação. O cartório está localizado em anexo do próprio Fórum, na Rua Vigário João Batista (foto). Já na maior cidade do Noroeste Fluminense, Itaperuna, são 1.224 eleitores que podem ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral, que considera cada turno como uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, quem não regularizar a situação não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Se o eleitor precisar apenas regularizar sua situação eleitoral com o pagamento das multas relativas às faltas, não é necessário agendar. Porém, caso necessite realizar outras operações, como transferência ou mudança de nome, por exemplo, deve marcar o atendimento pelo site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000.

Confira o número de eleitores que podem ter o título cancelado em cada cidade da região Noroeste Fluminense:

Aperibé – 135

Bom Jesus do Itabapoana – 470

Cambuci – 157

Cardoso Moreira – 140

Italva – 208

Itaocara – 272

Itaperuna – 1.224

Laje do Muriaé – 122

Miracema – 360

Natividade – 295

Porciúncula – 183

Santo Antônio de Pádua – 496

São José de Ubá – 84

Varre-Sai – 135

Da redação da Rádio Natividade com o G1 – Foto: Jornalismo/Rádio Natividade