Home / DESTAQUE / Deputado Jair Bittencourt assumirá secretaria de Estado de Agricultura

Deputado Jair Bittencourt assumirá secretaria de Estado de Agricultura

O deputado estadual Jair Bittencourt (atualmente no PP) vai se licenciar do cargo para assumir a secretaria de Estado de Agricultura. A previsão é que a mudança aconteça ainda nesta semana. O deputado contou que recebeu o convite do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Christino Áureo, atual secretário da Casa Civil. Bittencourt que aguarda a confirmação da nomeação nos próximos dias, elogiou a atuação de Christino frente à Agricultura. Segundo o ele, Christino Áureo foi responsável por um importante trabalho que elevou a pasta.
— Eu recebi o convite. Eles buscavam um perfil do interior, que já tivesse passado pelo Executivo. Milito na saúde, agricultura e em questões ligadas ao interior. O secretário Christino Áureo fez um trabalho que todo mundo reconhece, foram mais de 16 anos. Hoje você tem a Emater (Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural) estruturada, a Fiperj (Fundação Instituto de Pesca) técnica, a Pesagro (Empresa de Pesquisa Agropecuária) técnica. A Agricultura hoje é uma secretaria que tem perfil técnico, não político.
O ex-prefeito de Itaperuna, que foi eleito no PR, mas deixou o partido para ingressar no PP, sabe que o momento não é dos mais fáceis para a administração estadual, mas acredita que terá a oportunidade de apoiar e incentivar a agricultura, pecuária e pesca nos municípios do rio, em especial no Norte Fluminense. “A gente sabe que o Estado tem pouca capacidade de investimento, mas nós temos que fazer um trabalho. A agricultura é a base do desenvolvimento. A cidade pode crescer, mas é um erro abandonar a agricultura”. Com a saída de Jair, quem assume o mandato é Gil Vianna (PSB), segundo suplente na coligação do PR em 2014.
Da redação com informações da Folha 1