Home / DESTAQUE / População rural de Raposo já está sendo vacinada contra a febre amarela

População rural de Raposo já está sendo vacinada contra a febre amarela

Seguindo as orientações do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, o Setor de Epidemiologia iniciou, no dia 26/01, a imunização de toda a zona rural de Raposo, distrito de Itaperuna. Durante a ação a população rural do distrito será atendida por um enfermeiro, dois técnicos e um agente comunitário em seus domicílios. O objetivo é criar uma zona de bloqueio contra a Febre Amarela.

“Neste momento esta ação de bloqueio é mais importante do que vacinar toda a população, levando em conta que Itaperuna não é área de risco, e não tem nenhum caso comprovado da doença. Desta forma, impedimos que a doença chegue até a área urbana”, explica Dr. Rodrigo Carneiro, infectologista da equipe de vigilância em saúde.

A medida preventiva nas divisas com Minas Gerais e Espírito Santo é uma extensão do atendimento que já está sendo feito no Posto de Saúde Dr. Raul Travassos nas pessoas que comprovadamente irão viajar para zonas de risco. Além da imunização, a Secretaria de Saúde está realizando trabalho de vigilância, orientação e combate ao mosquito em todo o município.

O subprefeito de Raposo, Emiliandro Pena Machado Bastos, disse que: “Esperamos imunizar cerca de 350 pessoas em Raposo, levando tranquilidade aos cidadãos que residem na Zona Rural da divisa”.

Desde o momento em que a Febre Amarela surgiu novamente em Minas e Espírito Santo, o Prefeito Dr. Marcus Vinícius e o Secretário de Saúde, Dr. Alexandre Martins, se mostraram empenhados e preocupados, e, determinaram uma ação conjunta com o Ministério e Secretaria Estadual de Saúde para evitar a proliferação da doença no município de Itaperuna.

Da redação com DECOM