Home / DESTAQUE / Secretaria de Saúde de Itaperuna divulga nota sobre a febre amarela

Secretaria de Saúde de Itaperuna divulga nota sobre a febre amarela

Em nota, o Secretário Municipal de Saúde de Itaperuna, Alexandre Martins, informou que, até o momento não há nenhum caso registrado de suspeita de febre amarela na cidade. De acordo com ele, levando em conta que a município não é região de risco para manifestação da doença, não há motivo para a população entrar em pânico. A transmissão até o momento ocorreu somente em áreas rurais/silvestres de Minas Gerais. A orientação é que a população evite viajar para essa região, que é mais propícia à possível contaminação.

A princípio, “a maior atenção deve continuar sendo a prevenção da manifestação do mosquito Aedes, que também é transmissor de doenças como: a dengue, zika, chicungunya. Por isso, a equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Itaperuna está intensificando as ações de combate ao mosquito”, completa dr. Alexandre.

Sobre a vacinação, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Neide Novaes, alerta que “ a vacina contra a febre amarela pode provocar reações graves. Nem todos podem receber a vacina. Pessoas com doenças autoimunes, gestantes, idosos a partir de 60 anos e pacientes com alergias importantes devem ser avaliados pelo médico para saber se podem receber a vacina.  Só devem receber a vacina as pessoas que precisam entrar na área de transmissão. Precisamos que a população entenda que se uma pessoa que não irá viajar, recebe a vacina, ela está deixando outra que irá viajar, sem a vacina. Todas as informações fornecidas pela Secretaria de Saúde de Itaperuna estão em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.”

Com relação às pessoas que devem ser vacinadas, a Secretaria de Saúde de Itaperuna segue a orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.

Da redação da Rádio Natividade com informações do DECOM