Home / DESTAQUE / Circuito Trem Cultural: parada final será no município de Varre-Sai

Circuito Trem Cultural: parada final será no município de Varre-Sai

O Circuito Trem Cultural, evento que vem movimentando o Noroeste Fluminense, está chegando ao fim neste ano de 2016. A parada final será no município de Varre-Sai, neste sábado (17) e domingo (18), na Praça Abaeté Cordeiro, Centro, das 17h às 23h.

O projeto, que pretende resgatar a história da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina, com a famosa ‘Maria Fumaça’, já marcou presença em São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana e Cardoso Moreira. O Circuito Trem Cultural busca a valorização do turismo no Noroeste Fluminense, assim como o desenvolvimento cultural e social, através das atividades e temas propostos para a realização do evento.

ATRAÇÕES:

Além do resgate cultural, o projeto promove o entretenimento, lazer e arte através de atividades que serão desenvolvidas, visando atrair os cidadãos para assuntos importantes de uma maneira mais descontraída. Dentre as atrações, oficinas de sustentabilidade, oficinas de arte, concurso de redação, Palco Sesc, Área Infantil Sesc e muito mais.

Outra atração que tem despertado múltiplas sensações nos visitantes é o vídeo documentário “Saudade da Maria Fumaça”, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. O vídeo documentário relata a saudade de um tempo desconhecido por muitos, cuja memória vem se perdendo. Conta um pouquinho da história da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina e ainda traz depoimentos de pessoas que vivenciaram esse período.

O Circuito Trem Cultural está dividido em partes distintas num espaço de aproximadamente 300 m², com quatro estações: Embarque, Fazendo Arte, Parada Obrigatória e Sustentabilidade. Em cada uma delas, uma série de atividades para todos os visitantes, como exposição de fotografia, painéis, vídeos e oficinas.

Da redação com informações de Eusébio Dornellas | Agência Comuniqque