Home / DESTAQUE / TSE aprova a candidatura do prefeito e vice eleitos em Varre-Sai, que deverão ser diplomados no próximo dia 19

TSE aprova a candidatura do prefeito e vice eleitos em Varre-Sai, que deverão ser diplomados no próximo dia 19

Após intenso embate jurídico, em decisão monocrática publicada nesta quinta-feira (01), o relator do recurso impetrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo candidato a prefeito eleito de Varre-Sai Silvestre José Gorini e seu vice, João Said, se manifestou favorável ao deferimento da candidatura da dupla, abrindo caminho para a diplomação de ambos no próximo dia 19 às 17h, no Clube Lítero Esportivo de Natividade e a consequente posse, em 1º de janeiro.

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, deu provimento ao pedido da defesa para que o registro de candidatura dos políticos seja considerado válido e opinou pelo afastamento da causa da inelegibilidade, decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral, por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. Pelo fato de já haver jurisprudência da própria corte para casos semelhantes, não há a necessidade de julgamento de plenário.

“Ante o exposto, com fundamento no art. 36, § 7o. do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, dá-se provimento ao Recurso Especial para afastar a causa de inelegibilidade prevista no art. 1o., inciso I, alínea l da LC 64/90 e deferir o Registro de Candidatura de SILVESTRE JOSÉ GORINI ao cargo de Prefeito do Município de Varre-Sai/RJ”, escreveu o magistrado.

Durante a noite fogos de artifícios foram ouvidos pela cidade, além de comemoração intensa da militância. A coligação Juntos Somos Fortes, pela qual a dupla se elegeu, ainda não se manifestou. Já o candidato Lauro Fabri (vencido por Silvestre) e autor da ação de inelegibilidade, falou à Rádio Natividade e confirmou que irá recorrer ao TSE, solicitando que a decisão passe pelo crivo plenário da corte. No entanto, admitiu que Gorini deverá, de fato, ser diplomado e aguardar o desenrolar do processo no cargo, após empossado como prefeito do município.

Da redação da Rádio Natividade

*Atualizado às 21:40h

LEIA A DECISÃO:

sentenca-02 sentenca

LEIA MAIS SOBRE O CONTURBADO CASO:

TRE-RJ acolhe pedido de impugnação de candidatura do prefeito eleito de Varre-Sai, que pode ter pleito anulado

Varre-Sai e outras sete cidades do RJ estão com eleições aguardando decisão da Justiça

Prefeito eleito de Varre-Sai sofre mais um revés do TRE-RJ

MPF recomenda que TSE rejeite recurso do prefeito eleito de Varre-Sai