Home / DESTAQUE / Circuito Trem Cultural desembarcou em São José de Ubá

Circuito Trem Cultural desembarcou em São José de Ubá

O Circuito Trem Cultural desembarcou neste final de semana, 26 e 27 de novembro, no município de São José de Ubá, Noroeste Fluminense, no Mercado do Produtor, com Oficinas de sustentabilidade, oficinas de arte, concurso de redação, Palco Sesc, Área Infantil Sesc , dentre outros, todos com entrada gratuita.

Durante a série de eventos, que serão estendidos a outras cidade da região, pretende-se resgatar a história da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina, com a famosa ‘Maria Fumaça’, que percorria diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. O projeto busca a valorização do turismo no Noroeste Fluminense, assim como o desenvolvimento cultural e social através das atividades e temas propostos para a realização do evento.

O Circuito Trem Cultural pretende mesclar cultura, lazer, arte e sustentabilidade. E, está dividido em partes distintas – estações – num espaço de aproximadamente 300 m². São quatro estações, Embarque, Fazendo Arte, Parada Obrigatória e Sustentabilidade. Em cada uma delas, uma série de atividades para todos os visitantes, como exposição de fotografia, painéis, vídeos, oficinas e muito mais.

Vídeo documentário – ‘Saudade da Maria Fumaça’

Uma das atrações do Circuito Trem Cultural é o vídeo documentário “Saudade da Maria Fumaça”, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. O vídeo relata a saudade de um tempo desconhecido por muitos, cuja memória vem se perdendo. Conta um pouquinho da história Companhia Estrada de Ferro Leopoldina e ainda traz depoimentos de pessoas que vivenciaram esse período.

Da redação da Rádio Natividade com a Agência Comuniqque