Home / DESTAQUE / Denúncia de suposto garimpo de ouro leva Polícia Ambiental à zona rural de Natividade

Denúncia de suposto garimpo de ouro leva Polícia Ambiental à zona rural de Natividade

A denúncia de um suposto garimpo clandestino de ouro no leito do Rio Carangola, na zona rural de Natividade ocasionou ação de fiscalização da Polícia Ambiental. na tarde desta terça-feira (13). A informação divulgada agora a pouco pela 3ª UPAM/Parque Desengano de Santa Maria Madalena, foi de que após receberem denúncia anônima (nº 262/16), repassada através do Disque Denúncia, militares seguiram para a região da Barra Mansa, onde teriam localizado dois homens operando uma balsa, originalmente usada para extrair areia.

O próprio comandante da unidade participou pessoalmente da fiscalização, onde foram apreendidos um tapete e uma espécie de cumbuca, que de acordo com os PMs, são usados para lavrar o cascalho e separar o metal precioso, que, contudo, não teria sido encontrado. Ainda de acordo com os agentes, além dos funcionários, o proprietário dos equipamentos que se apresentou na sequencia, também seguiu para a sede da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, onde até o fechamento desta matéria, o caso era registrado. O material deverá ser periciado e uma vez comprovado o delito, os envolvidos, que não tiveram as identidades reveladas, deverão responder por crime ambiental. O telefone para denúncias é o (22) 2561-3228.

Atualização: Em conversa com a redação da Rádio Natividade na manhã desta quarta-feira (14), o proprietário do Areal Pingo D’água, o vereador Ériques Lopes, o Mineirinho, alegou que tudo não passou de uma denúncia vazia, já que o material encontrado pela Polícia Ambiental – ao contrário do divulgado pela própria corporação –   é de uso comum na extração de areia, do qual sua empresa é concessionária devidamente autorizada e única da região registrada junto aos órgãos competentes. Ainda de acordo com ele, nada de ilegal foi encontrado no local e que toda a documentação foi apresentada às autoridades.

*Atualizado às  08:30h de 14/09

Da redação da Rádio Natividade – Fotos: 3ª UPAM/Divulgação

01 02 03